O Bingo das Ervilhas como forma de ensinar Genética

Estratégias de ensino-aprendizagem

A utilização do Bingo das Ervilhas como forma de ensinar genética poderá ajudar na compreensão do conteúdo e melhorar o desempenho dos alunos na realização dos cruzamentos.

Jogos podem favorecer muito o aprendizado dos alunos

Ensinar Genética para alunos de ensino médio não é uma tarefa fácil, principalmente se tentamos ministrar nossas aulas apenas com o famoso “quadro e giz”. Isso pode ser mudado com o desenvolvimento de atividades lúdicas para estimular os alunos e despertar o seu interesse pela disciplina, facilitando, assim, a construção do conhecimento.

Hoje apresentaremos um jogo chamado Bingo das Ervilhas que foi criado por alunas do curso de Ciências Biológicas da UNEC como Trabalho de Conclusão de Curso. O trabalho, publicado em 2010 na Revista Genética na Escola, foi intitulado “Cruzamentos Mendelianos: O bingo das Ervilhas” e traz uma maneira criativa que facilita a compreensão dos alunos sobre alguns conceitos genéticos importantes.

O bingo pode ser usado para a explicação da Primeira ou então da Segunda lei de Mendel. Ele é composto por cartelas com o quadro de Punnet, alguns fenótipos e diferentes alelos para que os alunos realizem o cruzamento durante a atividade. Também apresenta uma cartela com todos os genótipos e fenótipos possíveis para que o professor consiga acompanhar a atividade.

O professor deve recortar todos os possíveis genótipos e colocar em um recipiente para que seja realizado o sorteio. O aluno receberá as cartelas, realizará o cruzamento e marcará, caso esteja na sua cartela, o genótipo sorteado. Quem preencher toda a cartela deverá gritar “Mendel” para que o jogo seja interrompido e seja feita a conferência do resultado. O professor poderá oferecer prêmios para o ganhador do bingo, pois assim a atividade será mais prazerosa e estimulará o espírito competitivo dos alunos.

Espera-se que, com essa aula, o interesse dos alunos por Genética aumente e que eles consigam realizar os cruzamentos com mais agilidade. É importante frisar que, para que a atividade atinja seus objetivos, o professor deve realizar uma explicação prévia do conteúdo e retirar as possíveis dúvidas dos alunos.

A realização de atividades lúdicas pode mudar as suas aulas! Bom jogo!

Para acessar o trabalho “Cruzamentos Mendelianos: O bingo das Ervilhas” e ter acesso às cartelas, clique aqui!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Embriões livres de doenças genéticas

Como trabalhar temas atuais de genética em sala de aula

Genética criativa

Aprender genética de forma criativa e contextualizada!

Árvore Genealógica | Sugestão de Aula

Expressando graficamente as informações genéticas.

Versão Desktop