O homem como agente modelador do relevo

Estratégias de ensino-aprendizagem

Erosão provocada pela ocupação agrícola.

O estudo da formação e transformação do relevo é ministrado, principalmente, em séries do ensino fundamental. No decorrer desse estudo o professor deve explicar sistematicamente acerca dos agentes modeladores do relevo, expondo que os mesmos podem agir no interior da Terra (agentes internos, como tectonismo e vulcanismo) ou fora dela (agentes externos, como vento, água, geleira).

As irregularidades da superfície terrestre recebem o nome de relevo, que para ser formado recebe a influência de diversos elementos naturais.


Quando o professor ministrar esse conteúdo, ele deve ressaltar que o principal agente modelador do relevo é o homem. Afirmando que todos os eventos de formação do relevo se deram ao longo de milhões de anos. Entretanto, o homem tem modificado a configuração da superfície terrestre de forma bastante acelerada.

No decorrer da aula o professor deve expor aos alunos as diferentes maneiras pelas quais o homem interfere e modifica a composição original do relevo, tais como: construção de túneis, deformação de encostas para construção de prédios e estradas, além da construção de aterros, escavação para extração de minérios entre outras formas.

É de grande relevância que o professor informe aos alunos que qualquer atividade desenvolvida pelo homem, rural ou urbana, promove modificações no quadro natural do relevo.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia


Equipe Brasil Escola

Versão Desktop