Objetivos da Matemática no Enem

Estratégias de ensino-aprendizagem

Metodologias de estudo da Matemática para se dar bem no Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma forma de autoavaliação dos conteúdos até então estudados. O sucesso do exame veio em 2004, quando o Ministério da Educação criou o ProUni (Programa Universidade para Todos) vinculando a concessão de bolsas integrais ou parciais nas Instituições de Ensino Superior Privadas às notas obtidas. A partir de 2009 o Enem ganha nova importância, pois a nota obtida no exame pode servir de ingresso nas Universidades Públicas, desde que as mesmas filiem-se à nova metodologia do exame.

Essa nova opção de ingresso nas Universidades Públicas aumentará as inscrições para a prova do Exame Nacional, que possui uma característica diferente das avaliações das Universidades. No âmbito da Matemática, as provas dos tradicionais vestibulares exigem do aluno uma memorização excessiva dos conteúdos, determinando que o estudante na sua preparação resolva intensas listas de exercícios.

O professor de Matemática precisa estar atento ao modelo de prova proposto pelo Enem, o exame possui como característica principal a interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos Matemáticos. No decorrer da resolução das questões da prova o aluno irá perceber situações matemáticas correlacionadas a outras ciências.

Para que o aluno obtenha sucesso no Exame Nacional, o professor deve planejar cuidadosamente suas aulas, sempre relacionando os conteúdos programáticos com situações cotidianas. Busque interdisciplinarizar a Matemática com a Física, Geografia, Química, Biologia, Administração, Contabilidade, Medicina entre outras. A Estatística é cobrada de forma objetiva através de tabelas, análise de gráficos e médias aritméticas. Construa listas de exercícios que forneçam situações cotidianas de aplicabilidade da Matemática, textos envolvendo dados percentuais no intuito de serem analisados.

Os conteúdos que devem ser abordados de forma intensa e os que são vistos como primordiais no exame estão relacionados à Geometria Plana, Geometria Espacial, Probabilidade, Estatística, Porcentagem e Funções relacionadas às situações cotidianas.
Mencionaremos uma questão do Enem de 2008, ela constitui numa interdisciplinaridade entre a Matemática e a Medicina relacionada à saúde e ao bem-estar. Observe:


O índice de massa corpórea (IMC) é uma medida que permite aos médicos fazer uma avaliação preliminar das condições físicas e do risco de uma pessoa desenvolver certas doenças, conforme mostra a tabela abaixo.

Considere as seguintes informações a respeito de João, Maria, Cristina, Antônio e Sérgio.

Os dados das tabelas indicam que:

1) Cristina está dentro dos padrões de normalidade.  (F)
2) Maria está magra, mas não corre risco de desenvolver doenças. (F)
3) João está obeso e o risco de desenvolver doenças é muito elevado. (V)
4) Antônio está com sobrepeso e o risco de desenvolver doenças é muito elevado. (F)
5) Sérgio está com sobrepeso, mas não corre risco de desenvolver doenças. (F)

Fonte: Enem 2008


Mostre ao aluno que nesse tipo de questão a leitura interpretativa e a compreensão dos dados é o ponto principal na resolução correta. Elaborando aulas nesse sentido e conscientizando os alunos da importância do novo Enem, os resultados serão satisfatórios.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

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