Observando a ação das enzimas

Estratégias de ensino-aprendizagem

As enzimas são capazes de quebrar as proteínas em aminoácidos. Assim, é possível observar a ação dessas enzimas através da experiência proposta no texto.

As enzimas presentes no abacaxi quebram as proteínas encontradas na gelatina

A gelatina é um alimento rico em colágeno. O colágeno é uma proteína formada por longas cadeias de aminoácidos que se unem através de ligações peptídicas, mantendo, assim, a estrutura dos tecidos encontrada. Essa proteína pode ser encontrada em nossa pele, tendões, ossos e até mesmo em vasos sanguíneos.

O abacaxi é uma fruta rica em uma enzima chamada de bromelina. Essa enzima tem o poder de quebrar as ligações entre os aminoácidos, destruindo, dessa forma, a proteína. Por isso, quando a gelatina entra em contato com o abacaxi, mantém-se amolecida, pois tem toda a sua cadeia de aminoácidos quebrada. Por isso, muitas pessoas colocam a carne em contato com suco de abacaxi durante alguns minutos para que a carne fique mais macia.

No experimento proposto a seguir, veremos o que a enzima presente no abacaxi é capaz de fazer com o colágeno, proteína encontrada na gelatina. Esse experimento pode ser feito quando o professor estiver trabalhando proteínas e a ação das enzimas, para que o aluno veja como elas agem.

Material necessário

- Gelatina sem sabor;

- Fatias de abacaxi maduro;

- Outras frutas como maçã, banana, pera;

- Potinhos de plástico.

Como fazer

- Faça a gelatina sem sabor, seguindo as instruções da embalagem;

- Coloque a gelatina derretida em três potinhos de plástico;

- Em um dos potinhos, coloque pedaços de abacaxi; em outro potinho coloque pedaços de outra fruta; e no terceiro potinho coloque apenas a gelatina derretida;

 - Coloque todos os potinhos na geladeira e aguarde cerca de trinta minutos;

- Passado o tempo, retire os potinhos da geladeira e observe o que aconteceu.

Depois de retirar os potinhos da geladeira, será possível observar que no potinho que continha os pedaços de abacaxi, a gelatina não endureceu; e nos potinhos que continham pedaços de outra fruta, ou não continham nada, a gelatina endureceu normalmente.

O mamão e o kiwi também podem ser utilizados para fazer essa experiência, pois essas frutas também contêm enzimas, papaína e ficcina, respectivamente, que quebram as proteínas. Mas evite usar essas frutas juntas para não causar confusão.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Artigos Relacionados

Decomposição da água oxigenada

Como a enzima catalase influi sobre reações químicas.

Fermentação

Clique aqui e veja como trabalhar a fermentação, com os alunos, em sala de aula.

Processo de digestão

Clique aqui e veja como é fácil demonstrar aos seus alunos como ocorrem os processos de digestão.

Versão Desktop