Olimpíada Brasileira de Física e seu efeito motivador
Estratégias de ensino-aprendizagem
A realização da Olimpíada Brasileira de Física nas escolas pode ter um efeito motivador e capaz de estimular o interesse por esse campo científico.
Realizada sob a responsabilidade da Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Olimpíada Brasileira de Física (OBF) tem como objetivos principais estimular o interesse pela Física, aproximar o universo acadêmico do Ensino Médio e identificar estudantes talentosos nesse campo, estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.
Ao responsabilizar-se pela ocorrência da OBF em sua escola, o professor pode desenvolver atividades que tenham por finalidade preparar seus alunos para as três fases dessa olimpíada. A OBF pode ser utilizada pela escola como uma ferramenta motivadora ao estudo da Física, levando os estudantes a romperem possíveis barreiras e proporcionando-lhes novos e interessantes desafios.
Por serem realizadas em nível nacional, as provas da OBF podem proporcionar ao professor um diagnóstico do seu material didático e do seu corpo discente, além de poderem revelar talentos na área da Física, que podem ser lapidados e corretamente estimulados.
Fases da OBF
A OBF ocorre em três fases:
1ª Fase: Prova de múltipla escolha realizada na própria escola;
2ª Fase: Prova escrita realizada em locais determinados pelas coordenações estaduais da OBF;
3ª Fase: A última fase é composta por uma prova escrita e experimental em que o aluno realiza um experimento seguindo os passos propostos por um roteiro.
Olimpíadas Internacionais de Física (OIF)
Os estudantes que se destacarem na realização das provas da OBF terão a oportunidade de serem preparados para participar das Olimpíadas Internacionais de Física (IOF), representando o Brasil em competições científicas no exterior.
Por Joab Silas
Graduado em Física