Osmose no chuchu

Estratégias de ensino-aprendizagem

A osmose é uma propriedade coligativa estudada em química que ocorre em várias células animais e vegetais, como será exemplificado no caso do chuchu.

Para este experimento, você precisará basicamente de água, sal e chuchu

Introdução:

A osmoscopia é uma propriedade coligativa muito importante para processos industriais, como a dessalinização da água, e para a manutenção da vida, pois ocorre em processos biológicos como nas membranas das células. Trata-se do estudo da osmose, que é um processo em que ocorre a passagem de solvente, geralmente a água, por uma membrana semipermeável de uma solução menos concentrada para uma mais concentrada, ou de um solvente puro para uma solução.

Para que os alunos entendam melhor como isso acontece e fixem mais o conteúdo, propomos a seguir uma atividade experimental que pode ser facilmente realizada em sala de aula. Veja os materiais necessários:

Materiais e reagentes:

  • Sal de cozinha;

  • Água;

  • Dois copos;

  • Chuchu cortado em três rodelas;

  • Colher;

  • Caneta;

  • Fita adesiva.

Procedimento experimental:

1.Coloque a mesma quantidade de água (cerca da metade) nos dois copos;

2. Adicione bastante sal em um dos copos e misture bem, até que o sal não se dissolva mais (formando uma solução saturada);

3. Com a caneta e a fita crepe, identifique cada um dos copos;

4. Coloque duas rodelas de chuchu em cada um dos copos e deixe a outra reservada para comparação ao final do experimento;

5. Deixe os sistemas em repouso por uma hora, retire os pedaços de chuchu de dentro dos copos e observe o que aconteceu.

Resultados e Discussão:

Conforme a figura abaixo representa, se o meio estiver mais concentrado (menos diluído) que dentro da célula do vegetal (hipertônico), a célula irá sofrer osmose, perdendo moléculas de água, que passarão por sua membrana e irão para o meio externo, murchando. É isso o que acontece quando colocamos o chuchu na solução saturada com sal, ele desidrata.

Por outro lado, se o meio está mais diluído que dentro da célula (hipotônico), as moléculas de água migram de fora para dentro da célula e ela incha. É isso o que ocorre com o pedaço de chuchu ao ser colocado em água pura, ele fica hidratado.

Esquema representativo de osmose em células quando o meio é isotônico, hipotônico ou hipertônico

 


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Artigos Relacionados

Observando a osmose em batatas

Veja como trabalhar a osmose em sala de aula, através de uma atividade que envolve batatas.

Osmose em fraldas descartáveis

Osmose e propriedade absorvente.

Osmose na cenoura - Atividade Experimental

Como funciona o processo de absorção de água realizado pelas plantas.

Osmose no ovo - Atividade experimental

Demonstração da osmose pelo experimento natural.

Versão Desktop