Português

Estratégias de ensino-aprendizagem

A linguagem brasileira

Nossa língua é um legado de diversidades múltiplas de linguagem e é dividida em duas partes: a fala e a escrita.

A princípio se definiu a fala como individual, algo próprio, passível de ser moldada, de acordo com os grupos lingüísticos.

 Já a escrita é social, a fim de termos uma convenção ao escrevermos, algo que será compreendido ao ser lido em todo âmbito social em que a língua é falada. No entanto, com o passar dos anos, falamos de discursos e tipologia de discurso, ou seja, dos tipos de comunicação existentes.

Há tipos de discurso para todas as ocasiões: para conversas formais e informais, com os colegas de sala, com os pais, msn, orkut.

Não falamos com o nosso professor assim como falamos com nosso pai, como também não vamos escrever uma carta a um amigo do mesmo modo que se fôssemos escrever ao presidente.

A linguagem dos internautas está sendo inserida nas salas de aula, porém de forma errônea, nas redações, por exemplo. Por isso, é tão importante trabalhar em sala os discursos lingüísticos, para que o jovem saiba que há meios sociais adequados para cada tipo de linguagem.

Ainda temos outra gama de conhecimento quando se trata da linguagem não-verbal: os quadrinhos, charges, gráficos, símbolos, arte, os gestos. A linguagem não verbalizada nos diz muito do que acontece em nosso meio social, principalmente através da mídia. Além disso, temos a combinação da linguagem verbal e não-verbal, que resulta na linguagem verbo-visual, muito utilizada pelos publicitários, os quais ao mesmo tempo trazem uma mensagem escrita, juntamente com o chamativo das cores e formas da imagem.

 É importante trabalhar o texto não-verbal em sala de aula, para os alunos desenvolverem a crítica a respeito da linguagem subliminar existente nesse tipo de discurso, utilizado além da mídia, também pela política.

Os surdos-mudos utilizam a linguagem dos gestos e é fundamental a eles, já que é sua própria fala. Utilizamos o gesto também como complemento da nossa fala.

Logo, a língua portuguesa é a própria essência de quem somos, já que está a nossa volta a todo tempo e lugar e é necessário trabalhar os vários tipos de linguagem pra que possamos, dessa forma, desenvolver cidadãos reflexivos e críticos de sua própria realidade.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

A arte da vida na sala de aula

A arte da vida na sala de aula representa o trabalho com crônicas, no sentido de levar os educandos à reflexão.

A crônica a serviço da reflexão crítica

O trabalho com a crônica a serviço da reflexão crítica pode resultar numa proposta altamente rentável, por isso constate algumas sugestões metodológicas!

A fase da alfabetização e o “alfabeto de figuras”

Dica de aula prática para a avaliação do professor de alfabetização.

A heteronímia em Fernando Pessoa

A heteronímia em Fernando Pessoa é uma característica resultante da personalidade complexa desse nobre autor de nossas letras.

A Hora da Estrela como proposta didática

Trabalhe a obra “A hora da estrela” em sala de aula e instigue seus alunos à reflexão.

A interdisciplinaridade com base nos gêneros textuais

Empregabilidade resulta em excelentes resultados.

A Língua Portuguesa e os anos iniciais

Os primeiros passos da aprendizagem da língua portuguesa.

A Língua Portuguesa sob a ótica da Linguística – abordagens metodológicas

Confira algumas pertinentes elucidações!

A linguagem abreviada dos internautas e os reflexos na modalidade escrita – Uma discussão metodológica

Confira alguns importantes pressupostos!

A linguagem figurada: uma metodologia eficiente

A linguagem figurada como recurso didático capacita o aluno a compreender a essência do discurso.

A literatura como fonte de atuação crítica

Certifique-se acerca de algumas propostas metodológicas e descubra como a literatura se concebe como fonte de atuação crítica, não deixe de clicar!

A música como aliada da didática

Promove a interação, desperta o interesse e facilita o aprendizado

A música e o universo infantil

A importância da música no ensino infantil.

A opinião se transformando em interpretação

Um texto de opinião pode se transformar em uma rica e valiosa interpretação, no sentido de desvendar um pouco mais acerca do discurso. Clique e confira importantes dicas!

A oratória

A oratória – exercício que deve ser abordado em sala

A poesia na sala de aula

Um método de desenvolver a reflexão, criatividade e oralidade.

A polissemia como recurso didático

A polissemia como recurso didático permite que o aluno perceba as relações de significado entre as palavras.

A pontuação e os efeitos de sentido

Conheça como a pontuação pode ajudar na clareza textual.

A prática docente com base nos temas transversais

Constate algumas propostas que priorizam tal aspecto!

A Reescrita de textos aprimora a produção textual

Essa técnica norteia e estimula a criatividade do aluno

A reescrita textual concebida de forma mais ampla

O educador é capaz de fazer com que a reescrita textual seja concebida de forma mais ampla, por meio de práticas metodológicas eficazes. Conheça algumas delas ao clicar aqui!

A subjetividade textual e o despertar da oralidade

A eficácia restringe-se à multiplicidade de interpretações

A tecnologia a serviço da produção de diversos gêneros

Constate e se interaja com algumas propostas acerca do uso da tecnologia a serviço da produção de diversos gêneros. Sabe como? Por meio de apenas um clique!

A tecnologia e a sala de aula

O que fazer quando a escola não dispõe de recursos tecnológicos?

A voz poética despertando valores humanos

Despertar valores humanos? Conheça aqui algumas posturas metodológicas cujo subsídio se encontra no trabalho com a voz poética.

Alunos com letra ilegível

O que fazer?

Alunos em recuperação em Português!

O que fazer com os alunos que não alcançaram média em Português? Clique aqui!

Análise do personagem – uma iniciativa que confere mais vida ao enredo

Sugestões metodológicas com vistas a conferir mais vida ao enredo narrativo? Confira-as aqui, cuja proposta é a análise do personagem!

Análise do “fazer poético”

Como instrumento didático, a análise do fazer poético se revela bastante eficaz, fazendo da Literatura um instrumento de reflexão. Atenha-se a algumas dicas, aqui!

Anúncios publicitários em sala de aula

Aborde os diferentes gêneros textuais! Confira nossa sugestão sobre como trabalhar com anúncios publicitários em sala de aula.

Aprendendo sobre a linguagem jornalística em sala de aula

A língua como objeto de análise: a linguagem jornalística em sala de aula.

Aprimorando a capacidade argumentativa

Alguns procedimentos podem ser úteis. Conheça-os aqui!

Aprimorando a escrita sob o apoio dos recursos tecnológicos

Por meio deles a revisão de textos poderá ser mais proveitosa!

Aprimorando a prática da argumentação – pressupostos metodológicos

Confira acerca de alguns deles!

Aprimorando o ensino da crase – Uma perspectiva inovadora

Mecanismos eficazes que viabilizam o trabalho docente

Aprimorando práticas metodológicas com ênfase nos sinais de pontuação

Constate acerca de algumas considerações relativas a este assunto!

Argumentar também significa exercer a cidadania

Argumentar significa também exercer a cidadania, uma vez que o trabalho com determinados gêneros textuais possibilita que os educandos reforcem tal percepção.

As novas regras ortográficas... Adequação o quanto antes

Educador, conscientize os educandos acerca das novas regras ortográficas o quanto antes! Como? Clicando e conferindo algumas dicas!

Atividades diversificadas para o ensino de Língua Portuguesa

Professor, entenda a importância das atividades diversificadas para o ensino de Língua Portuguesa.

Aula sobre sintaxe a partir de um poema de Paulo Leminski

Literatura e gramática: Clique e conheça uma interessante aula sobre sintaxe a partir de um poema de Paulo Leminski!

Bingo

Aula prática para verificação da grafia correta das palavras.

Carta

Como ensinar os alunos do ensino fundamental a escrever uma carta?

Carta ao leitor - construindo opinião!

Como desenvolver um aluno seguro e crítico-reflexivo através de um texto de opinião.

Cassino Pedagógico para exercitar o uso da vírgula

Conheça um cassino pedagógico, jogo divertido que pode ser utilizado no ensino do uso da vírgula.

Charge nas aulas de língua portuguesa

A charge nas aulas de língua portuguesa: Clique e confira uma sugestão de aula sobre esse importante gênero textual.

Círculo de debate

Estratégia dinâmica de interpretação para todas as séries e disciplinas

Comentário Crítico-Reflexivo nos trabalhos manuscritos

Como evitar que o aluno copie trabalhos da internet.

Como convencer o aluno a ler?

Uma dica de prática que resolve o problema.

Como corrigir uma redação?

É certo riscar as palavras incorretas e apontar o modo correto?

Como ensinar o acordo ortográfico?

Clique aqui e veja sugestões de com lidar com as novas regras em sala de aula!

Como fazer o aluno gostar de escrever?

O aluno deve ser preparado para a produção de texto.

Como usar os filmes de final de semana em sala de aula

Como usar os filmes de final de semana em sala de aula.

Competição na sala de aula!

Trabalhando o significado de competir através de um jogo que envolve trabalho em equipe e respeito.

Composição Textual

Aula prática de produção de texto a partir de fragmentos de música.

Compreendendo as flexões verbais

Ao compreender as flexões verbais, o educando terá a possibilidade de fazer uso correto dos verbos, elementos constitutivos do discurso. Confira algumas dicas aqui!

Condições didáticas da escrita

Condições didáticas da escrita definem a proposta textual, com base na clareza da intenção comunicativa, do gênero e do destinatário.

Contextualizando o ensino da gramática por meio da arte

Contextualizar o ensino da gramática por meio da arte revela, sobretudo, competência profissional por parte do educador. Atenha-se aqui a alguns pressupostos!

Conto de mistério na voz de Lygia Fagundes Telles

Faça com que seus alunos se familiarizem ainda mais com o conto de mistério, trabalhando Lygia Fagundes Telles com eles!

Contos fantásticos: um convite ao sobrenatural

Os contos fantásticos podem ser importantes aliados do ensino do gênero textual conto. Saiba como abordar o assunto em sala de aula!

Correção coletiva

Respondendo corretamente.

Correção e reescrita

Muito além da ortografia!

Crônica como proposta metodológica: discutindo sobre temas polêmicos

Discutindo sobre temas polêmicos... sentiu-se atraído (a) pela proposta? Clique e descubra a eficácia metodológica da crônica!

Da crônica em sala à mostra cultural

A realização de uma mostra cultural na escola se apresenta como uma prática pedagógica eficaz, ainda mais fazendo uso da crônica! Aproveite!

Descubra qual é a palavra!

Atividade que promove a melhora da escrita de algumas palavras e desperta o interesse pelo dicionário!

Desenho e música - Uma dica de prática para utilização da música em sala de aula

Uma dica de prática para utilização da música em sala de aula.

Desenvolvendo um olhar crítico sobre a notícia

Ao analisar os elementos que compõem a notícia, os alunos poderão desenvolver um olhar crítico sobre ela. Clique para conferir uma metodologia que envolve esse gênero!

Desmitificar a redação dos vestibulares: uma incumbência do educador

Saiba o porquê da importância de desmitificar a redação dos vestibulares, clicando aqui, educador!

Dialetos e registros nas aulas de língua portuguesa

As variedades linguísticas na escola: Clique e conheça uma proposta sobre dialetos e registros nas aulas de língua portuguesa.

Diário de redação - Aula prática para professores de primeira fase

Dica de ótimo resultado para estimular a leitura e escrita.

Dicas de filmes sobre a temática literária e biografias

Como os filmes podem ajudar em sala de aula.

Dicas ortográficas: “s” ou “ss” para os pequenos

A ortografia para muitos é a grande vilã da língua portuguesa, que tal algumas dicas para facilitar a aprendizagem dos alunos sobre o uso de “s” ou “ss”?

Didática com base nos elementos da textualidade

A didática com base nos elementos textuais incita a criatividade dos educandos em formular ideias e organizar o pensamento.

Diferentes gêneros? Diferentes propostas metodológicas

Comprove a eficácia oriunda do trabalho com diferentes gêneros utilizando-se de diferentes propostas metodológicas em um só clique!

Dinâmica de português

Como ensinar a importância do verbo.

Dinâmica pedagógica para a produção de textos com a função conativa

Conheça uma dinâmica pedagógica que auxiliao aprendizado da função conativa na produção de textos publicitários.

Direitos e deveres assegurados mediante o trabalho com o gênero “lei”

Direitos reservados, contudo, deveres impostos. Sabe como? Simples, mediante o trabalho com o gênero “lei”. Clique e confira as sugestões metodológicas!

Discorrendo acerca de práticas metodológicas no âmbito da Literatura

Constate acerca da importância de criar leitores reflexivos e críticos.

Discussões metodológicas acerca do conceito de Literatura

Atenha-se a algumas relevantes considerações!

Discutindo acerca de algumas metodologias com ênfase na oralidade

Confira as contribuições desta modalidade para o ensino de Língua Portuguesa!

Dissertação

Criando o hábito da leitura e produção de texto.

Ditado e produção de texto

Uma maneira do aluno se sentir mais seguro e aprender sobre coerência e coesão sem perceber.

Diversificando as aulas de Redação – Uma proposta relevante

Torne-as mais atrativas. Para tanto, confira alguns pressupostos!

Dominó pedagógico para o ensino de sinonímia e antonímia

Conheça um dominó pedagógico para desenvolver o aprendizado de sinonímia e antonímia e desperte o interesse de sua turma para esse conteúdo.

Drummond em sala de aula

Veja estratégias para as aulas de português com o projeto “Drummond em sala de aula”.

Ensinando a fazer inferência

Veja como a música “Cálice” de Chico Buarque pode ajudar no desenvolvimento da inferência.

Ensinando os advérbios

Como passar esse conteúdo aos alunos de uma maneira suave e divertida!

Ensino da regência verbal: um novo olhar

O ensino da regência verbal visto sob um novo olhar. Clique e confira acerca de algumas elucidações que poderão auxiliá-lo (a), educador (a)!

Ensino do gênero biografia em sala de aula

A biografia em sala de aula: Saiba como contemplar os diferentes gêneros textuais com os alunos de maneira lúdica e eficiente.

Escolha dos livros literários para o ano letivo

Entenda como a escolha dos livros literários pode influenciar os hábitos de leitura de nossos alunos.

Escrevendo o gênero roteiro em sala de aula

Linguagem, imagem e ação nas aulas de língua portuguesa: Escrevendo o gênero roteiro em sala de aula.

Exposição oral em sala

Como sanar as dificuldades do aluno que não consegue se expressar em um seminário.

Facebook na sala de aula

Use a tecnologia a seu favor: confira uma proposta de ensino a partir do uso do Facebook em sala de aula.

Fichamento

Uma estratégia de leitura que melhora a compreensão textual.

Gênero crônica em sala de aula

O gênero crônica em sala de aula: O cotidiano nas entrelinhas de Moacyr Scliar.

Gêneros ou tipologias? – repensando práticas didáticas

Trabalhar gêneros? Não sem antes fazer uso das tipologias textuais. Repense suas práticas didáticas clicando aqui!

Gêneros textuais X Tipos textuais. Qual a melhor forma de trabalhá-los?

Só gêneros textuais? Ou só tipos textuais? Clique e confira acerca de algumas elucidações consideradas pertinentes, no sentido de atestar sobre a melhor forma de trabalhá-los.

Gostei de ler

Dica de leitura feita pelos própiros alunos.

Habilidades requisitadas nas provas de Língua Portuguesa do vestibular: um diálogo constante

Provas de língua portuguesa do vestibular: clicando, certificar-se-á de algumas habilidades necessárias a esse procedimento. Portanto, que tal traçar um diálogo?

História em quadrinhos

Desperte o interesse dos alunos pela produção de texto!

Importância da Língua Portuguesa

Compreender acerca da importância da língua portuguesa se revela como uma proposta amplamente pertinente, assim, não perca essa oportunidade com seus alunos, clicando!

Importância dos verbos no contexto comunicativo

É fundamental fazer com que os alunos percebam a importância dos verbos no contexto comunicativo, por isso alguns recursos metodológicos são eficazes. Conheça um deles!

Internet

Ensine os alunos a pesquisar sites de confiança!

Interpretação de provérbios: uma análise discursiva

A interpretação de provérbios permite uma análise discursiva mais apurada da mensagem. Conheça aqui os benefícios desse recurso metodológico!

Interpretação textual? Questões subjetivas

A intepretação textual pode ser bastante proveitosa em sala de aula. Para isso, confira acerca de alguns pressupostos referentes a esse assunto. Sabe como? Em apenas um clique!

Jogo das personagens: uma proposta de aula de Literatura

Que tal ensinar sobre a importância das personagens de um jeito divertido? Confira nossa interessante proposta de aula de Literatura.

Jogo pedagógico para ensino da separação silábica

Conheça um jogo pedagógico que auxilia o aprendizado da separação de sílabas que contenham dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos.

Jornal falado – notícias para a sala de aula!

Atividade que faz com que o aluno fique mais informado!

Jornal impresso – inserindo a informação em sala de aula

Inserindo a informação em sala de aula.

Leitura

Gerando consciência de leitura no aluno através da aula prática.

Leitura literária – uma frutífera proposta metodológica apoiada na obra de Fernando Carraro

Em busca de uma proposta metodológica acerca da leitura literária? Clique e confira algumas questões a serem trabalhadas com base na obra de Fernando Carraro.

Língua culta como variedade de prestígio

A língua culta como variedade de prestígio, requisitada, sobretudo, mediante situações específicas de interlocução.

Linguística aplicada e o processo de formação das palavras em sala de aula

Veja como abordar a Linguística aplicada e o processo de formação das palavras em sala de aula e melhor desenvolva a habilidade de interpretação de seus alunos.

Música

Por que o educador deve utilizar a música como recurso pedagógico?

Música no ensino de gramática

A música no ensino de gramática permite que os conteúdos sejam expostos de maneira lúdica, contemplando assim as inteligências múltiplas dos alunos.

Narração – inventando histórias

Como ensinar narração aos alunos de modo diferente e divertido!

Narrativas de aventura em sala de aula

A Literatura no Ensino Fundamental: Uma sugestão sobre narrativas de aventura em sala de aula.

Novas estratégias de ensino para as orações subordinadas

A análise contextual é uma ferramenta de grande eficácia.

O aprimoramento da argumentação

O aprimoramento da argumentação é essencial ao texto dissertativo.

O Cantinho da leitura – um momento para relaxar

Como despertar interesse na criança pela leitura.

O consumismo na voz de Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade aborda a questão do consumismo, influenciado pela linguagem publicitária. Como recurso didático, esse tema torna-se aplicável a distintas finalidades. Veja mais!

O Conto que eu li – incentivo à leitura e oratória.

Uma prática de incentivo à leitura e oratória que tem excelentes resultados.

O conto se transformando em teatro

Em busca de uma proposta metodológica? Clique e veja a dica da transformação do conto em teatro!

O debate conduzindo à escrita do texto argumentativo

A escrita do texto argumentativo está condicionada ao levante de argumentos, que podem ser conquistados por meio de um debate.

O despertar das múltiplas inteligências por meio da música e da poesia

Em um ambiente heterogêneo, múltiplas inteligências poderão ser despertadas. Que tal por meio da música e da poesia? Confira algumas sugestões!

O dinâmico ensino das orações subordinadas adverbiais

Torne o ensino das orações subordinadas adverbiais ainda mais dinâmico! Para tanto, poupe seus esforços, pois apenas um clique o (a) conduzirá a tal intento!

O dono da história: uma proposta de aula de Literatura

O dono da história: Conheça uma proposta de aula de Literatura que vai despertar o interesse da turma!

O ensino da sintaxe

O ensino da sintaxe pode se tornar mais proveitoso a partir de aulas diversificadas e atrativas.

O ensino das orações coordenadas e subordinadas – inovando metodologias

Confira algumas elucidações aqui representadas!

O ensino das regras ortográficas de forma contextualizada

ensino das regras ortográficas de forma contextualizada Descrição: Conheça aqui algumas estratégias metodológicas de cunho eficaz no que diz respeito ao ensino das regras ortográficas de forma contextualizada. Um clique é o bastante!

O ensino dos tempos verbais apenas como regra gramatical – uma discussão metodológica

Constate alguns pressupostos relacionados a essa prática!

O ensino gramatical contextualizado e o incentivo à pesquisa

Novas metodologias poderão implicar em excelentes resultados!

O espaço das profissões discutido por meio da literatura

Subsidiar na literatura para discutir o espaço das profissões? Simples, clicando poderá conferir algumas estratégias metodológicas a partir de uma importante obra!

O explorar dos valores humanos na voz de Moacyr Scliar

Por meio da voz de Moacyr Scliar, caro educador, você terá a oportunidade de trabalhar valores humanos. Não deixe de conferir algumas dicas!

O fazer pedagógico e o desenvolvimento da oralidade

Conheça algumas propostas metodológicas que visam o aprimoramento da oralidade!

O gênero causo em sala de aula

Professor, que tal trabalhar o gênero causo em sala de aula? Confira aqui uma interessante sugestão de aula!

O memorial descritivo informal em sala de aula

Gêneros e tipos de texto: Saiba como o memorial descritivo informal em sala de aula poderá contemplar esses importantes elementos textuais.

O modo imperativo presente nos diferentes gêneros

O modo imperativo se encontra presente nos diferentes gêneros, representando uma excelente proposta metodológica no sentido de fazer valer o sentido expresso por ele. Confira!

O papel do educador frente à Nova Reforma Ortográfica

A mesma promove um novo desafio durante a fase de adaptação!

O trabalho com a Ética refletido na leitura literária

Uma proposta que atenda aos PCNs: o trabalho com a ética refletido na leitura literária. Não deixe de conferir algumas sugestões didáticas, quando clicar, é claro!

O trabalho com gêneros orais: desenvolvimento de competências

Mediante o desenvolvimento de determinadas competências, o trabalho com gêneros orais se mostra bastante eficaz. Atenha-se a mais detalhes clicando aqui!

O trabalho literário como fonte de reflexão

O trabalho literário como fonte de reflexão... Em apenas um clique descubra acerca de algumas propostas metodológicas bastante eficazes!

O uso do gerúndio e a prática do gerundismo

Estabelecer a diferença entre o uso do gerúndio e a prática do gerundismo é um recurso didático bastante eficaz. Saiba mais em um só clique!

Orações subordinadas – Um jogo pedagógico

Conheça um jogo de tabuleiro para desenvolver o aprendizado de orações subordinadas e desperte o interesse de sua turma em relação a esse conteúdo.

Os benefícios obtidos através dos gêneros que priorizam a oralidade

Adequar a fala às situações comunicativas formais é um deles. Conheça outros!

Os clássicos machadianos atuando na formação de leitores

Torna-se altamente proveitoso enfatizá-los desde as séries iniciais!

Os gêneros textuais sob uma nova perspectiva de ensino

Aliar teoria e prática rumo à eficácia dos resultados!

Os temas literários em conformidade com situações cotidianas e polêmicas

A boa escolha pode fazer a diferença na obtenção de resultados positivos!

Os usos do presente do indicativo

Os usos do tempo presente do indicativo são um excelente recurso didático. Confira aqui algumas estratégias!

Poesia Marginal na sala de aula

A Poesia Marginal na sala de aula: Clique e conheça uma interessante proposta de aula de Literatura para o Ensino Médio.

Poesia social em sala de aula

A poesia é ferramenta de reflexão sobre a condição do homem na sociedade. Confira uma sugestão de aula sobre a poesia social na Literatura brasileira!

Postulados metodológicos inerentes ao ensino da Gramática

Compartilhe com algumas considerações relacionadas a essa prática!

Práticas didáticas inerentes ao ensino dos diferentes gêneros

Compartilhe com as particularidades relacionadas a este assunto!

Práticas metodológicas com ênfase nas relações intertextuais

Interaja-se com algumas sugestões de relevante eficácia!

Preconceito – um fato que deve ser trabalhado desde os primeiros anos

O que fazer quando há preconceito na sala de aula?

Produção textual e revisão coletiva

O que fazer quando os alunos estão desinteressados e não querem produzir?

Proposta de aula de Redação: Quebra-cabeça dos textos

Quer ensinar coerência e coesão textual de um jeito diferente? Veja só nossa proposta de aula de redação Quebra-cabeça dos textos.

Proposta de aula sobre Carlos Drummond de Andrade

O fazendeiro do ar: Uma proposta de aula sobre Carlos Drummond de Andrade.

Proposta de aula sobre Clarice Lispector

Um mergulho na matéria da palavra: Uma proposta de aula sobre Clarice Lispector.

Proposta de aula sobre erros gramaticais

Tentativa, erro/acerto: Uma interessante proposta de aula sobre erros gramaticais.

Proposta de aula sobre o filme Ilha das Flores

Linguagem, interdisciplinaridade e redação: Proposta de aula sobre o filme Ilha das Flores.

Proposta de aula: Coesão e coerência

Como trabalhar a coesão e a coerência textual em sala de aula? Veja a sugestão do nosso canal.

Propostas metodológicas a partir de um gênero narrativo – a crônica

Em um simples clique, atenha-se a algumas elucidações de notável relevância!

Público-alvo

Para que e para quem os alunos estão escrevendo?

Recortando textos: sugestão de aula de língua portuguesa

Em busca da coerência e da coesão: uma divertida sugestão de aula de língua portuguesa.

Refazendo parágrafos: uma sugestão de aula de Redação

Quer conferir uma interessante sugestão de aula de Redação? Clique e saiba como incentivar seus alunos a escreverem melhor!

Reflexão e avaliação com base na crônica drummondiana

Estás à procura de uma proposta metodológica com base na crônica drummondiana? Não espere nem mais um pouco, clique e confira!

Relações intertextuais como ferramenta didática

Relações intertextuais como ferramenta didática expressa um excelente recurso no sentido de os alunos perceberem o diálogo que se estabelece entre os textos

Relações semânticas como eficiente recurso didático

As relações semânticas representam um eficiente recurso didático, uma vez que trabalham a ideia da relação de significado que as palavras estabelecem entre si.

Repertório de leituras

Dica de aula prática de português para alunos de terceiro e quarto anos.

Revelando intenções comunicativas

Revelar intenções comunicativas diz respeito à compreensão das funções da linguagem. Conheça aqui esse recurso didático.

Sequência didática para ensinar o gênero textual entrevista

Conheça uma sequência didática para desenvolver a aprendizagem da língua portuguesa, oral e escrita, por meio do gênero textual entrevista.

Sequência didática para o ensino do gênero textual artigo de opinião

Conheça uma sequência didática para desenvolver a aprendizagem da língua portuguesa por meio do gênero textual artigo de opinião. Aprenda como esse recurso é organizado e saiba como aplicá-lo em sala de aula para atender a necessidade do desenvolvimento da competência linguística por meio desse gênero textual.

Sequência didática para o ensino do gênero textual receita

Conheça uma sequência didática para desenvolver a aprendizagem da língua portuguesa por meio do gênero textual receita.

Soletrando

O ato de soletrar é um bom exercício?

Suavizando o discurso: uma sugestão de aula sobre eufemismos

Suavizando o discurso: uma sugestão de aula sobre eufemismos – Clique e saiba como trabalhar a Análise do Discurso nas aulas de português!

Sugestão de aula sobre as vozes do discurso

O eu lírico e o eu biográfico: Acompanhe nossa sugestão de aula sobre as vozes do discurso e elimine as dúvidas de seus alunos sobre o tema.

Sugestão de aula sobre Caio Fernando Abreu

Além das redes sociais: uma sugestão de aula sobre Caio Fernando Abreu.

Sugestão de aula sobre contos e crônicas de Rubem Alves

Literatura e educação brasileira: uma sugestão de aula sobre contos e crônicas de Rubem Alves.

Sugestão de aula sobre funções da linguagem

Linguagem, enunciação e comunicação: Acompanhe nossa sugestão de aula sobre funções da linguagem!

Sugestão de aula sobre o filme Memórias Póstumas

Sugestão de aula sobre o filme Memórias Póstumas: Clique e apresente aos seus alunos a adaptação para o cinema da obra de Machado de Assis.

Sugestão de aula sobre o filme Triste fim de Policarpo Quaresma

Literatura e História: Clique e acompanhe nossa sugestão de aula sobre o filme Triste fim de Policarpo Quaresma.

Sugestão de aula sobre palavras parônimas

A gramática da língua portuguesa sem mistérios: Confira uma interessante sugestão de aula sobre palavras parônimas!

Sugestão de aula sobre textos literários e não literários

Linguagem e ação: Uma sugestão de aula sobre textos literários e não literários.

Tempos verbais

O uso das figuras para explicar a temporalidade verbal.

Terminações verbais “AM” e “ÃO”

Terminações “-am” e “-ão” representam os muitos entraves relativos às primeiras série do Ensino Fundamental, as quais devem ser sanadas com boas propostas metodológicas.

Termine minha história

Atividade de interpretação e escrita que trabalha o gênero narrativo.

Textos injuntivos na sala de aula

Neste artigo, sugerimos uma atividade pedagógica sobre os textos injuntivos, como as receitas culinárias e os manuais de instrução. Clique!

Título, imagem e legenda

Trabalhando a revista em sala de aula!

Trabalhando com Classificados

Promovem a interação social facilitando a análise linguística.

Trabalhando com os gêneros discursivos na sala de aula

Neste artigo refletimos a respeito da utilização dos gêneros discursivos como estratégia de ensino de línguas e uma sugestão de atividade sobre o tema em sala de aula.

Trabalho escolar

Ensinando o aluno a fazer o projeto de pesquisa!

Trava-línguas

Estratégia para resolver problemas de dicção.

Trocando experiências na aula de produção textual

Uma maneira de tornar a aula de produção de texto mais interessante!

Turmas do 6º ano: um diagnóstico das competências

O diagnóstico das competências se faz necessário com turmas do 6º ano. Atenha-se a mais detalhes e confira esse importante procedimento!

Twitter nas aulas de língua portuguesa

Quer saber como usar o Twitter nas aulas de língua portuguesa? Clique e acompanhe uma interessante dica para aulas de redação!

Um trabalho interdisciplinar na voz de João Cabral de Melo Neto

Atenha-se a algumas elucidações, proveitosas por sinal.

Uma aula sobre a Literatura Gótica

Amor, morte, mistério e degradação: Clique e confira uma interessante proposta de aula sobre Literatura Gótica.

Uma proposta de aula sobre a poesia de Augusto dos Anjos

Entre o átomo e o cosmos: uma proposta de aula sobre a poesia de Augusto dos Anjos.

Uma proposta de aula sobre o livro Morte e Vida severina

Grandes clássicos da literatura brasileira: Clique e confira uma proposta de aula sobre o livro Morte e Vida severina.

Usando o texto instrucional para promover interação

Veja como o texto instrucional pode enriquecer suas aulas.

Uso do dicionário no início da escolaridade

Desde o início da escolaridade, o uso do dicionário resulta em grandes benefícios. Não deixe de conhecê-los, bastando para isso apenas um clique!

Versão Desktop