Produção de álcool em sala de aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

A produção de álcool em sala de aula pode ser feita por meio da adição de farinha de trigo ou açúcar a uma solução aquosa de fermento biológico.

Obtenção de álcool em laboratório

Introdução:

Os álcoois são uma função muito importante estudada em Química Orgânica. O principal álcool de aplicação em nossa sociedade é o etanol, chamado, muitas vezes, simplesmente de álcool. Entre as variedades e aplicações que ele apresenta, temos seu uso em bebidas alcoólicas, como combustível, em perfumes, tintas, vernizes, solventes e em soluções desinfetantes.

O principal método de produção do álcool é por meio da fermentação do melaço da cana-de-açúcar. Essa fermentação é realizada por micro-organismos, principalmente leveduras da espécie Saccharomyces cerevisae, que, na presença da sacarose (açúcar), elaboram uma enzima chamada de invertase que atua como catalisadora da reação de hidrólise da sacarose, transformando-a em glicose e frutose. Depois o micro-organismo elabora outra enzima, a zimase, que catalisa a transformação da flicose e da frutose em etanol, além de liberar também gás carbônico, que dá o aspecto da fermentação cheio de bolhas.

Reações enzimáticas envolvidas na fermentação da sacarose da cana-de-açúcar

Esse mosto fermentado obtido contém cerca de 12% de etanol em volume. Ele passa, então, por um processo de destilação fracionada para obtenção de uma solução com cerca de 96% de etanol e 4% de água em volume. Usando esse método, cerca de 1 tonelada de cana-de-açúcar pode ser produzida com 70 litros de álcool.

Cubas de fermentação de aço em fábrica de cerveja

O tema “Álcool” é bastante amplo e deve ser explanado em sala de aula, tendo em vista que ele mostra o quanto a Química está inserida nos diversos setores produtivos e de conhecimento. Por isso, temos aqui um experimento bem simples para ajudar o professor a tornar sua aula sobre álcoois mais interessante, que consiste na produção de álcool em sala de aula por meio da fermentação do açúcar (sacarose).

Materiais e procedimentos:

* 100 g de açúcar;

* 100 g de farinha de trigo;

* 30 g de fermento biológico;

* 2 colheres de chá (1 colher de chá corresponde a 2,5 mL);

* 2 colheres de sopa (1 colher de sopa corresponde a 10 mL);

* 6 béqueres ou 6 copos de vidro;

* caneta esferográfica para identificar os copos (ou etiquetas);

*proveta de 200 mL;

* banho de gelo ou geladeira.

Procedimento Experimental:

1. Misture bem o fermento com 120 mL de água em um copo;

2. Coloque 20 mL dessa solução de fermento e água em cinco copos numerados;

3. No copo 1, adicione 2 colheres de chá de farinha de trigo e misture bem;

4. Depois de 15, 30 e 40 minutos, agite novamente a solução e anote o que você observar;

5. Faça o mesmo no copo 2, mas em vez de usar farinha, use o açúcar;

6. Agora nos copos 3 e 4, você colocará em cada um 2 colheres de chá de farinha e 2 colheres de chá de açúcar, repectivamente, misturando bem;

7. Coloque o copo 3 no banho de gelo ou no congelador;

8. Novamente, depois de 15, 30 e 40 minutos, agite as soluções nos copos 3 e 4, bem como anote o que você observar;

9. No copo de número 5, coloque apenas a solução aquosa de fermento que você preparou e também a agite depois de 15, 30 e 40 minutos.

Resultados e Discussão:

Os alunos observarão a formação de bolhas, e o professor pode perguntar que gás é esse, de onde ele vem e que equação química corresponde a essa reação. O gás observado é o dióxido de carbono (CO2).

As reações que ocorrem nos copos 2, 3 e 4 são as reações enzimáticas mostradas na introdução deste texto, que são causadas pelas leveduras presentes no fermento biológico. O produto orgânico da fermentação da sacarose é o álcool ou etanol.

A reação do copo 1 é mais lenta do que as que ocorrerm nos copos 2, 3 e 4 porque nele contém a farinha com a solução aquosa de fermento, em que a cadeia carbônica do amido da farinha é rompida, transformando-se na glicose e na frutose, que depois se transformam no etanol pela ação dos micro-organismos.

Outro fator a ser observado é que, quando se coloca o copo 3 no banho de gelo, a formação de bolhas de CO2 ocorre mais lentamente, pois a diminuição da temperartura diminui a velocidade da reação.

No copo 5 não há a formação de álcool, o que nos mostra que é preciso açúcar para a ocorrência das reações.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Artigos Relacionados

Fermentação e acidez do vinagre

Experimento que demonstra o processo de titulação do vinagre.

Oxidação de álcool primário

Professor, use este experimento de química para demonstrar para seus alunos como ocorre uma reação de oxidação de um álcool primário e a transformação de vinho em vinagre.

Oxidação do Etanol

Aula experimental sobre a metodologia dos bafômetros.

Preparando o etanol

Aprenda a produzir o etanol ou álcool etílico com uma experiência de química bem simples, que pode ser realizada em sala de aula.

Preparo de álcool desinfetante

Experimento simples de preparação de álcool desinfetante a 77%, a partir de álcool neutro a 96%, que pode ser feito em sala de aula para ensinar “Diluição” ou “Álcoois”.

Produção de vinho

Como é produzido o vinho? Por que suas garrafas são deixadas no escuro, na horizontal e em temperatura baixa? Entenda essas e outras questões por meio desse experimento.

Química do pão

Professor, veja aqui como você pode abordar em sala de aula o tema “Química do pão” e quais experimentos você pode realizar com seus alunos.

Receita de Álcool em Gel

Receita de álcool em gel que deve ser realizada exclusivamente em ambiente escolar.

Transformando vinho em vinagre

Essa alteração é feita a partir de uma reação de oxidação.

Versão Desktop