Proposta prática para a compreensão da solubilidade

Estratégias de ensino-aprendizagem

Esta proposta prática para a compreensão da solubilidade propicia um estudo sobre a dissolução do chocolate em pó em leite a temperaturas diferentes.

Uma solução de leite com chocolate em pó é um exemplo da relação entre solubilidade e temperatura

A solubilidade é um tópico da Química que trabalha a quantidade de soluto que pode ser dissolvida em certo solvente e a influência da temperatura nesse processo. O estudo sobre a solubilidade baseado em um mesmo solvente e um mesmo soluto deve ser realizado sempre com a modificação da temperatura do solvente e mantendo sempre a mesma massa de soluto e volume do solvente.

Muitos alunos apresentam muita dificuldade em assimilar esse conteúdo. Por essa razão, neste texto vamos apresentar uma proposta prática para a compreensão da solubilidade que visa aliar prática e teoria.

Para a parte prática da aula, utilizaremos os seguintes materiais:

  • 120 gramas de chocolate em pó;
  • 80 mL de leite integral quente;
  • 80 mL de leite integral em temperatura ambiente;
  • 80 mL de leite integral bem frio;
  • seis béqueres de mesmo tamanho e massa;
  • balança;
  • funil;
  • papel de filtro.

O procedimento prático será composto pelas seguintes etapas:

  • Pesagem de três amostras de chocolate em pó (cada amostra deverá pesar 40 gramas);
  • Pesagem de cada um dos béqueres;
  • Adicionar cada amostra de chocolate em pó a cada um dos béqueres;
  • Adicionar cada volume de leite a cada um dos béqueres;
  • Agitar para facilitar a dissolução do chocolate no leite;
  • Pesagem dos béqueres com o leite e chocolate em pó;
  • Filtrar o conteúdo de cada um dos béqueres e recolher o filtrado de cada um deles em um novo béquer;
  • Pesar cada um dos béqueres que receberam o leite filtrado.

Observação: durante os procedimentos de pesagem, sempre pedir que os alunos anotem as massas encontradas para que seja possível realizar cálculos ou comparações posteriormente.

Durante o procedimento prático, a teoria de solubilidade já está sendo proposta, haja vista que medimos tanto a quantidade de soluto quanto a de solvente, aliando as dissoluções em temperaturas diferentes. Com isso, o aluno já consegue aliar a solubilidade à temperatura tanto de forma teórica quanto prática.

Ao final do procedimento prático, é interessante pedir aos alunos que comparem os valores das massas dos béqueres de leite com chocolate antes e depois da filtragem. Isso confirmará matematicamente o quanto a temperatura influencia a solubilidade. O esperado é que o experimento apresente três valores de pesagem diferentes para os leites, comprovando que, se a temperatura do solvente for diferente, a quantidade de material dissolvido também será diferente.

Também pode ser pedido aos alunos o cálculo da concentração comum de cada um dos leites com chocolate que foram preparados, já que todos os estudantes conhecem a massa de chocolate que foi dissolvida e o volume de leite utilizado no preparo. Assim, basta que eles façam o cálculo pela seguinte fórmula:

C = m1 
       V  

m1 = massa do chocolate em pó dissolvida
V = volume de leite
C = concentração comum

A discussão que pode ser estabelecida com o cálculo da concentração das soluções preparadas é sobre o sabor que elas apresentam no que tange ao chocolate, já que, quanto mais chocolate estiver dissolvido, mais intenso será o sabor.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Aula prática de solubilidade e saturação das soluções

Veja como desenvolver uma aula prática de solubilidade e saturação das soluções para complementar a explanação sobre esse conteúdo!

Compondo soluções saturadas

É possível acrescentar mais soluto a essas soluções?

Solubilidade dos materiais

Experimento que pode ser feito em sala de aula para demonstrar como alguns materiais se comportam (sua solubilidade) quando colocados em água e em outros líquidos.

Solubilidade relacionada ao solvente

O que faz uma substância ser solúvel?

Água dissolve tudo?

Por que algumas substâncias são solúveis e outras não.

Versão Desktop