Propriedades Gerais e Específicas
Estratégias de ensino-aprendizagem
Para diferenciar as propriedades dos materiais, o professor pode mostrar objetos distintos e pedir que os alunos indiquem as propriedades relacionadas com cada um.
As propriedades físicas dos materiais podem ser classificadas em gerais e específicas. As propriedades gerais são comuns a todo e qualquer material, enquanto as específicas são exclusivas de cada material.
Depois de explicar bem esse conteúdo para ajudar os alunos a serem capazes de diferenciar as propriedades da matéria, o professor pode fazer o seguinte:
Leve para a sala materiais diferentes, tais como: água, leite, sal, açúcar, prego de ferro, álcool, acetona, objeto de ouro, algum alimento etc.
Antecipadamente escreva várias propriedades gerais e específicas em papéis, dobre-os e coloque-os dentro de um saquinho ou de algum recipiente. Você pode escrever frases tais como as mostradas abaixo:
- Posso atingir o volume de 25 litros;
- Minha densidade é igual a 1,0 g/cm3 ao nível do mar;
- Meu ponto de ebulição é de 1413 ºC ao nível do mar;
- Minha massa pode ser de 100 kg.
Deixe os objetos expostos para os alunos em frente a um quadro negro e peça para que um aluno retire um papel do saquinho e leia a propriedade que está escrita. Pergunte se um ou mais objetos mostrados têm ou não a propriedade que foi sorteada. Se tiver, peça ao aluno que escreva a propriedade no quadro, bem atrás do objeto.
Por exemplo, digamos que foi selecionado o seguinte: “Minha massa pode ser de 100 kg”. Essa é uma propriedade geral, que qualquer objeto pode atingir. Assim, o aluno deve escrever a palavra “massa” atrás de todos os materiais expostos.
No entanto, se for sorteada a frase: “Minha densidade é igual a 1,0 g/cm3 ao nível do mar”, nesse caso, somente a água possui essa propriedade e é somente atrás dela que o aluno deve escrever: “densidade de 1,0 g/cm3 ao nível do mar”.
Continue fazendo isso com os outros alunos. Lembre-se de não devolver a propriedade que foi sorteada para dentro do saquinho.
Depois que todas as propriedades forem sorteadas, o professor pode realizar uma discussão, por meio dos resultados obtidos, a fim de ajudar os alunos a chegarem à conclusão de quais propriedades são gerais e de quais são específicas, além de, portanto, quais são capazes ou incapazes de diferenciar os materiais.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química