Química do brigadeiro

Estratégias de ensino-aprendizagem

Qual o segredo dessa delícia?

Que tal preparar uma aula envolvendo a química presente no feitio de brigadeiro? Será uma oportunidade de relacionar conteúdo e prática de uma forma bem saborosa!

Este contexto é referente à Estequiometria. Para uma melhor fixação da matéria é aconselhável aplicar a teoria concernente a este conteúdo.

Professor, para que seus alunos entendam o conteúdo estequiométrico, é fundamental saber que transformações químicas acontecem numa proporção entre as substâncias que reagem, e essa proporção tem que estar correta.

Para fazer um bom brigadeiro precisamos obedecer a esse princípio químico, colocando a quantidade certa de cada ingrediente. Portanto, vamos aos ingredientes da sobremesa:

1 lata de leite condensado
5 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de fazer: misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo brando até começar a desprender do fundo. Retire do fogo e despeje em um refratário untado. Está pronto seu brigadeiro, você pode enrolá-lo em forma de bolinhas ou comer na colher.

Um bom exemplo de proporção foi dado na receita: para cada lata de leite condensado, cinco colheres de chocolate em pó e uma colher de manteiga... Por quê? Se você colocar menos chocolate seu brigadeiro ficará desbotado, se diminuir a quantidade de leite condensado terá uma sobremesa sem graça. E quanto à manteiga? Se não for a medida indicada (se for menos), seu brigadeiro ficará duro e quebradiço.

Veja só, acabamos de envolver a Estequiometria na receita de brigadeiro. Podemos até escrever uma equação:

1 lata de leite condensado + 5 colheres de chocolate + 1 colher de manteiga → brigadeiro perfeito!

Proporção 1 : 5 : 1.

Portanto, só teremos um brigadeiro perfeito dentro dessa proporção.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola   

Artigos Relacionados

Química do pão

Professor, veja aqui como você pode abordar em sala de aula o tema “Química do pão” e quais experimentos você pode realizar com seus alunos.

É hora do algodão doce!

Uma explicação bem divertida para o processo de obtenção dessa deliciosa sobremesa.

Versão Desktop