Relacionando o filme Homem de Ferro II com a Química
Estratégias de ensino-aprendizagem
Esta estratégia de ensino propõe relacionar o filme Homem de Ferro II com a Química a partir de algumas sugestões de assuntos que podem ser abordados em sala de aula.
Buscar formas de tornar as aulas mais atraentes tem sido, a cada dia, um novo desafio para os educadores de uma forma geral. Isso porque devemos transmitir conhecimentos básicos aos alunos, sem perder de vista que crianças e adolescentes estão mais exigentes e com gostos que mudam o tempo todo.
Em resumo, agradar a garotada não tem sido nada fácil. A oferta de tecnologias diferentes e o acesso à informação sempre disponível podem, algumas vezes, tornar-se um grande obstáculo durante o ensino de conteúdos escolares.
Entretanto, uma coisa é certa: quando o assunto é cinema, o educador tem em suas mãos uma estratégia que alia dois objetivos, o aprendizado e o foco do aluno em querer aprender conhecimentos técnicos e científicos.
Pensando nisso, disponibilizamos neste texto uma estratégia de ensino que busca relacionar o filme Homem de Ferro II com a Química.
Materiais
-
Aparelho de televisão ou projetor;
-
Filme Homem de Ferro II em DVD, blu-ray ou em alguma plataforma disponível na internet;
-
Aparelho de DVD, blu-ray ou um computador.
Obs.: Os materiais aqui propostos são apenas sugestões. Caso possa projetar o filme aos alunos em um ambiente que não seja a própria sala de aula (por exemplo, auditório, cinema, etc.), seria mais interessante, para sair do ambiente comum de aprendizagem.
Assuntos relacionados
A seguir, estão listados os assuntos que o (a) educador (a) de Química pode abordar em sala a partir do filme Homem de Ferro II:
-
Modelo atômico de Sommerfeld;
-
Efeitos maléficos da radiação para o ser humano.
Procedimentos
Sugerimos aqui alguns passos para o (a) educador (a) seguir na aplicação dessa estratégia de ensino que relaciona o filme Homem de Ferro II com a Química.
-
1º Passo: Trabalhar os modelos atômicos em sala de aula;
-
2º Passo: Relacionar os modelos atômicos com o modelo atual;
-
3º Passo: Trabalhar a tabela periódica;
-
4º Passo: Trabalhar o tema radioatividade em sala de aula;
-
5º Passo: Exibir o filme Homem de Ferro II;
-
6º Passo: Discutir o filme e relacioná-lo com a Química.
Discussão
Após a exibição do filme, é interessante iniciar uma discussão com os alunos e mostrar a eles algumas das várias cenas em que o filme se relaciona com a Química, como o momento em que a superinteligência artificial Jarvis diz a Tony Stark que ele havia criado um novo elemento químico.
Avaliação
Toda proposta de aprendizagem deve apresentar uma culminância, e com esta não seria diferente. É claro que a forma como cada educador (a) avaliará seu grupo de alunos é muito particular. Porém, temos as seguintes sugestões:
-
Pedir aos alunos para escrever um relatório sobre cada um dos pontos que podem ser relacionados com a Química ao longo do filme;
-
Traçar várias enquetes, dividir os alunos em pequenos grupos e, logo em seguida, fazer um jogo de perguntas e respostas.
* Créditos da imagem: Erica.com/Shutterstock.com
Por Me. Diogo Lopes Dias