Relógio químico

Estratégias de ensino-aprendizagem

Tabela periódica que informa as horas.

A Tabela Periódica é um dos conteúdos fundamentais da Química básica. É imprescindível que o aluno conclua o Ensino Médio tendo conhecimento das propriedades básicas da tabela: eletronegatividade, períodos, famílias, etc.

Que tal facilitar o aprendizado do aluno levando um Relógio químico para decorar sua sala de aula!


O princípio para a construção do relógio é colocar no lugar das horas alguns elementos.

Material

Um relógio de parede com fundo branco
Papel cartaz branco

Pincel preto
Cola
Tesoura

Observação: o fundo branco foi escolhido para dar maior destaque aos elementos, mas pode ser de outra cor, desde que contraste com a cor das letras.

Procedimentos

1. Recorte 12 retângulos no papel cartaz. O tamanho destes deve ser suficiente para tampar os números estampados no relógio;

2. Escreva nos retângulos, com a ajuda do pincel, alguns símbolos de elementos da Tabela Periódica. Deixe esses símbolos bem destacados;

3. Retire o vidro de proteção do relógio;

4. Cole aleatoriamente os símbolos sobre os números presentes no relógio. Por exemplo, no lugar do número 12 (que indica 12 horas ou 0 hora), cole o símbolo Li.

5. Repita o procedimento até preencher os doze espaços do relógio.

6. Pronto! Você já tem um Relógio químico, agora é só apresentá-lo para seus alunos.

Aplicação em sala de aula

-Coloque o relógio posicionado em lugar visível para toda a sala.
-Após aplicar o conteúdo relacionado com a Tabela periódica inicie a aula prática.

Peça aos alunos para informar a hora que o relógio marca quando:

• O ponteiro dos minutos aponta para o elemento mais eletronegativo e o ponteiro das horas para um membro pertencente à família dos Metais alcalinos. Resposta: 12:15 horas. Justificativa: o elemento mais eletronegativo da tabela é o Flúor (F) e o Lítio (Li) pertence à família dos Metais alcalinos.

• O ponteiro das horas aponta para o elemento essencial à química orgânica e o ponteiro dos minutos para um membro pertencente à família dos Metais alcalino-terrosos. Resposta: 10:30 horas.

• O ponteiro das horas aponta para o elemento usado em tratamento de piscinas e o ponteiro dos minutos para o elemento usado na prevenção de cáries dentárias. Resposta: 08:15 horas.

Sugestão: à medida que a turma se familiarizar com os elementos, faça uma reforma no relógio: troque os símbolos antigos por outros diferentes. Assim, você poderá elaborar perguntas sobre todos os elementos presentes na Tabela periódica.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Versão Desktop