Sala ambiente e ensino de História

Estratégias de ensino-aprendizagem

A proposta da sala ambiente no ensino de História visa superar um ensino tradicional e arcaico, além de enfatizar o processo de ensino e aprendizagem.

A sala ambiente proporciona uma aprendizagem significativa

O ensino de História deve proporcionar condições para que o aluno amplie sua percepção e compreensão do mundo em que vive. Mas de que forma a sala ambiente de História pode contribuir para esse empreendimento?

Uma sala ambiente de História deve oferecer recursos materiais e físicos que proporcionem uma abordagem pedagógica significativa para o processo ensino-aprendizagem. Para se formar uma sala ambiente é necessário, primeiramente, um espaço físico, ou seja, o professor deve ter disponível uma sala de aula específica para a disciplina.

Os elementos que constituirão a sala ambiente de História devem conter recursos que estimulem a investigação, a criatividade e o senso crítico. Esse espaço deve ser compreendido como local dinâmico, adaptável a cada momento de trabalho, para que, assim, seja permanentemente construído e reconstruído pelo grupo-classe (professores e alunos).

Contudo, não adianta ter uma sala ambiente de História se a proposta pedagógica for invasiva teórica e pedagogicamente. Portanto, para que haja interação, envolvimento e participação dos alunos durante as aulas, cada proposta de trabalho deverá ser organizada, explicitada e discutida coletivamente.

Dessa maneira, a proposta pedagógica da sala ambiente de História implica na definição dos objetivos a serem alcançados e na articulação entre conceitos, habilidades, temas, assuntos, atividades que serão desenvolvidas e materiais que poderão contribuir para que os objetivos sejam atingidos.

Os recursos e os materiais didático-pedagógicos deverão ter a função de facilitar a construção dos conceitos e do desenvolvimento das habilidades almejadas. Os recursos são múltiplos, como, por exemplo, datashow, músicas, documentários, documentos históricos, entre outros. Todos eles, utilizados didaticamente, poderão contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.

Leandro Carvalho
Mestre em História

Artigos Relacionados

Como compor uma sala temática de História?

Veja aqui uma proposta pedagógica de formação de uma sala temática de História, que visa proporcionar uma aprendizagem significativa para os alunos.

Versão Desktop