Sentindo a diferença de temperatura

Estratégias de ensino-aprendizagem


Os esquimós sentem frio em suas casas de gelo?

Material:

- 3 recipientes;
- Água fria, água morna e água quente.

Procedimento:

1- Encha os três recipientes: um com água fria, outro com água morna e outro com água quente (não demasiado para não queimar);

2 - Coloque uma mão na água fria e outra mão na água quente. Aguarde uns instantes, cerca de 1 minuto. A seguir coloque ambas as mãos na bacia com água morna. Qual a sensação?

Afinal, as mãos estão mergulhadas no mesmo recipiente, portanto a água está à mesma temperatura, mas o que se sente não é igual em ambas as mãos, uma parece estar mais fria que a outra.

Este fato pode ser explicado pela capacidade que nosso corpo tem de sentir a temperatura. Quando os nossos sentidos captam alguma coisa, o nosso cérebro adapta-se a essa situação. Sendo assim, quando tocamos em alguma coisa quente e depois noutra fria, o objeto frio vai parecer mais frio em relação à sua temperatura real.

Situação parecida acontece quando estamos em um ambiente quente e depois passamos para um frio, o nosso corpo sente muito mais o abaixamento de temperatura. Daí se explica por que os esquimós conseguem sobreviver em lugares tão gelados como os pólos, o organismo já está acostumado com aquele ambiente. Agora imaginem um esquimó em Cuiabá? Sentiria um calor insuportável!

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Olhar atento à temperatura

Como funciona e para que serve o Termômetro clínico.

Versão Desktop