Sugestão de aula sobre proporções

Estratégias de ensino-aprendizagem

Esta sugestão de aula sobre proporções tem o objetivo de ajudar o aluno a compreender esse tema, como também ensinar o que são grandezas inversa e diretamente proporcionais.

A proporção pode ser observada no peso de líquidos

Esta sugestão de aula tem como objetivo auxiliar o professor a introduzir o conteúdo de proporções. Esta aula foi planejada para alunos de quinto e sexto ano, mas também é possível utilizar dos conhecimentos e sugestões presentes aqui para todo o ensino fundamental, apenas adaptando as discussões, exercícios e atividades para cada nível.

Para essa atividade, serão necessários: um recipiente graduado, uma balança, água, álcool e os materiais de uso pessoal dos alunos (cadernos, canetas etc.). Acreditamos que essa atividade deva ser realizada em um laboratório de ciências, com temperatura controlada, uma vez que o álcool é um líquido inflamável. Caso não seja possível, pode-se usar óleo de cozinha no lugar do álcool, pois a densidade do óleo também é diferente da densidade da água.

Além disso, serão necessárias duas aulas com o tempo de 50 minutos cada para a realização dessa atividade.

Primeira aula

Na primeira aula, utilize a balança para pesar um litro de água. Depois, coloque apenas 500 ml de água no recipiente e, antes de pesar, peça a seus alunos que deduzam o peso que aquela quantidade de água terá. Repita o procedimento até sentir que seus alunos não tem mais dúvidas quanto ao peso que a balança apresentará.

Sugerimos que o professor pese o recipiente primeiro, para obter o peso apenas da água durante a atividade. Isso também pode ser feito utilizando a função tara da balança, na qual o peso do recipiente é subtraído do peso total.

Posteriormente, repita o procedimento com álcool, cuja densidade é menor do que a da água e, portanto, apresentará pesos inferiores. Pese 500 ml de álcool e peça que os alunos anotem a quantidade em ml e o peso do líquido.

Depois, coloque 250 ml no recipiente e pergunte a seus alunos o peso que será observado. Em seguida, repita o procedimento com 125 ml e, se possível, com 1 litro.

Com todas as anotações feitas e com o devido cuidado com os líquidos, retorne com seus alunos para a sala de aula e inicie a segunda aula.

Segunda aula

No quadro, proponha a seus alunos a seguinte situação: 1 litro de um líquido verde pesa 500 g, quantos gramas pesam 750 ml desse mesmo líquido?

Segundo problema: 600 ml de um líquido vermelho pesam 240 g, qual será o peso de 400 ml desse mesmo líquido?

Terceiro problema: Qual dos dois líquidos é o mais pesado?

Segundo momento da segunda aula

Após o encerramento do tempo destinado à solução desses três problemas, discuta com seus alunos as respostas dadas por eles, tendo como objetivo introduzir e discutir o conceito de proporção. A definição formal poderá ser dada no final da aula, mas o foco é fazer com que os alunos compreendam como grandezas proporcionais se comportam diante da variação de suas medidas e quando duas grandezas são inversamente ou diretamente proporcionais.

A avaliação dessa atividade poderá ser feita a partir das anotações dos alunos, das soluções dos problemas passados no quadro e, talvez, por meio de outros exercícios que podem ser usados durante a aula.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Artigos Relacionados

Construção de poliedros convexos em sala de aula

Clique para obter uma sugestão de atividade para a construção de poliedros convexos em sala de aula.

Sugestão de aula para análise de gráficos e tabelas

Obtenha uma sugestão de aula sobre análise de dados em que os próprios alunos pesquisarão os dados para organizá-los em gráficos e tabelas.

Sugestão de aula para o ensino de circunferência e círculo

Veja uma sugestão de aula para o ensino de circunferência e círculo em que os alunos trabalharão em grupos e compartilharão conhecimentos!

Sugestão de aula sobre as medidas de dispersão

Clique para obter uma sugestão de aula sobre medidas de dispersão e saiba também trabalhar as medidas de tendência central e atividades de pesquisa.

Sugestão de aula sobre o cálculo de áreas de superfícies planas

Clique e confira uma sugestão de aula sobre o cálculo de áreas de superfícies planas.

Sugestão de aula sobre pares ordenados

Clique e conheça uma sugestão de aula sobre pares ordenados que pode contribuir para o aprendizado de seus alunos em relação a esse tema.

Sugestão de aula sobre razões trigonométricas

Conheça uma sugestão de aula que introduz os conceitos de seno, cosseno e tangente usando apenas os materiais disponíveis em sala de aula.

Sugestão de aula sobre sistemas de numeração

Conheça uma alternativa para o ensino de sistemas de numeração com potencial de desencadear a aprendizagem do sistema decimal e operações básicas.

Sugestão de aula: regra de três a partir de situações práticas

Clique para obter uma sugestão de aula sobre regra de três que tem como base duas situações práticas para contextualizar o conteúdo em questão.

Versão Desktop