Sugestão de aula sobre proporções
Estratégias de ensino-aprendizagem
Esta sugestão de aula sobre proporções tem o objetivo de ajudar o aluno a compreender esse tema, como também ensinar o que são grandezas inversa e diretamente proporcionais.
Esta sugestão de aula tem como objetivo auxiliar o professor a introduzir o conteúdo de proporções. Esta aula foi planejada para alunos de quinto e sexto ano, mas também é possível utilizar dos conhecimentos e sugestões presentes aqui para todo o ensino fundamental, apenas adaptando as discussões, exercícios e atividades para cada nível.
Para essa atividade, serão necessários: um recipiente graduado, uma balança, água, álcool e os materiais de uso pessoal dos alunos (cadernos, canetas etc.). Acreditamos que essa atividade deva ser realizada em um laboratório de ciências, com temperatura controlada, uma vez que o álcool é um líquido inflamável. Caso não seja possível, pode-se usar óleo de cozinha no lugar do álcool, pois a densidade do óleo também é diferente da densidade da água.
Além disso, serão necessárias duas aulas com o tempo de 50 minutos cada para a realização dessa atividade.
Primeira aula
Na primeira aula, utilize a balança para pesar um litro de água. Depois, coloque apenas 500 ml de água no recipiente e, antes de pesar, peça a seus alunos que deduzam o peso que aquela quantidade de água terá. Repita o procedimento até sentir que seus alunos não tem mais dúvidas quanto ao peso que a balança apresentará.
Sugerimos que o professor pese o recipiente primeiro, para obter o peso apenas da água durante a atividade. Isso também pode ser feito utilizando a função tara da balança, na qual o peso do recipiente é subtraído do peso total.
Posteriormente, repita o procedimento com álcool, cuja densidade é menor do que a da água e, portanto, apresentará pesos inferiores. Pese 500 ml de álcool e peça que os alunos anotem a quantidade em ml e o peso do líquido.
Depois, coloque 250 ml no recipiente e pergunte a seus alunos o peso que será observado. Em seguida, repita o procedimento com 125 ml e, se possível, com 1 litro.
Com todas as anotações feitas e com o devido cuidado com os líquidos, retorne com seus alunos para a sala de aula e inicie a segunda aula.
Segunda aula
No quadro, proponha a seus alunos a seguinte situação: 1 litro de um líquido verde pesa 500 g, quantos gramas pesam 750 ml desse mesmo líquido?
Segundo problema: 600 ml de um líquido vermelho pesam 240 g, qual será o peso de 400 ml desse mesmo líquido?
Terceiro problema: Qual dos dois líquidos é o mais pesado?
Segundo momento da segunda aula
Após o encerramento do tempo destinado à solução desses três problemas, discuta com seus alunos as respostas dadas por eles, tendo como objetivo introduzir e discutir o conceito de proporção. A definição formal poderá ser dada no final da aula, mas o foco é fazer com que os alunos compreendam como grandezas proporcionais se comportam diante da variação de suas medidas e quando duas grandezas são inversamente ou diretamente proporcionais.
A avaliação dessa atividade poderá ser feita a partir das anotações dos alunos, das soluções dos problemas passados no quadro e, talvez, por meio de outros exercícios que podem ser usados durante a aula.
Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática