Sugestão de aula: sólidos geométricos de papel
Estratégias de ensino-aprendizagem
Nesta sugestão de aula, propomos a construção de sólidos geométricos de papel com o intuito de facilitar o ensino de Geometria Espacial.
Nossa sugestão de atividade direciona-se a alunos de qualquer nível de escolaridade que estejam no início do aprendizado das formas geométricas tridimensionais. São necessárias de duas a três aulas com 50 minutos cada para o desenvolvimento de toda a proposta. Os materiais necessários são: papel para anotações, cartolina, régua, transferidor e/ou esquadro.
Primeira aula
Na primeira aula, o professor levará planificações de sólidos geométricos impressas e distribuirá entre os alunos. Cada um deles deverá reproduzir a planificação na cartolina, de preferência ampliando a figura. Nessa etapa, professor e alunos deverão tomar o cuidado de deixar as abas necessárias para colar os sólidos quando chegar a hora de sua construção.
Com os desenhos e recortes feitos, antes de montar os sólidos geométricos, o professor pode aproveitar para iniciar discussões a respeito das dimensões do espaço e usar como exemplo as planificações feitas. Sugerimos que o professor questione como seria uma figura na qual se possa medir, além de comprimento e largura, a profundidade.
Segunda aula
A segunda aula deve ser reservada para que os alunos montem e colem seus sólidos geométricos. Quando terminarem, levante as seguintes discussões:
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Quais são as características mais marcantes do sólido geométrico que foi montado?
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Quais são as semelhanças entre os sólidos que foram construídos nessa aula? Para que essa discussão faça sentido, o professor deve ter proposto a construção de sólidos diferentes. Não é necessário que cada aluno construa um, mas é bom que tenham pelo menos dois corpos redondos, dois prismas e duas pirâmides na sala de aula.
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Quais são as principais diferenças entre os sólidos construídos?
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Que figuras geométricas foram utilizadas na planificação?
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As faces laterais do prisma são todas congruentes? E da pirâmide? Para essa discussão, não é necessário definir essas figuras, uma vez que isso será feito na terceira aula.
Terceira aula
A terceira aula é o tempo reservado para a definição formal das formas geométricas construídas. Sugerimos ao professor que defina primeiro os poliedros, seguindo para prismas e pirâmides e suas classificações e, por fim, para as definições dos corpos redondos mais importantes.
Nesse momento, o professor pode levar os alunos a destacarem os elementos dos sólidos geométricos nos sólidos que foram construídos por eles.
Avaliação
Sugerimos que a avaliação dessa atividade aconteça a partir dos seguintes parâmetros:
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Participação e comportamento;
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Engajamento na construção do sólido e discussões a respeito do assunto;
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Anotações feitas no processo;
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Beleza do sólido entregue;
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Avaliação oral dos conceitos discutidos.
Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática