Teste de biureto em sala de aula
Estratégias de ensino-aprendizagem
A aplicação do teste de biureto em sala de aula é eficaz no reconhecimento de proteínas, no entendimento de fenômenos químicos e no preparo de soluções.
A aplicação do teste de biureto em sala de aula pode ser utilizada pelos docentes de Química para comprovar a existência de proteínas (macromoléculas que apresentam pelo menos dois aminoácidos ligados por meio de uma ligação peptídica) em alimentos ou soluções.
Fórmula estrutural de uma proteína
Denomina-se de biureto o complexo (união de macromoléculas ou átomos a um íon) formado pela interação entre moléculas de proteínas e um íon livre de cobre (Cu+2) na presença de uma base forte, que age como catalisador da interação, como podemos observar na representação a seguir:
Representação da unidade estrutural de um complexo de biureto
Quando o biureto é formado a partir da reação descrita acima, a solução em que ele está presente apresenta a coloração violeta, o que indica a presença de proteínas no material.
Assim, a aplicação do teste de biureto em sala de aula é uma estratégia prática que visa, além do reconhecimento de proteínas em alimentos, o ensino de diversos assuntos da Química, a saber:
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Preparo de soluções
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Fenômenos endotérmicos
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Formação de complexos
Introdução da atividade experimental
Antes da aplicação da atividade experimental sobre o teste do biureto, é fundamental que os temas propostos acima sejam discutidos com a turma em aulas anteriores. Além disso, antes da atividade experimental, deve ser feito o seguinte:
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Expor aos alunos os itens que serão avaliados e o tempo para finalizar toda a atividade;
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Organizar a turma;
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Entregar um roteiro com os procedimentos para os alunos.
Organização da turma
Os procedimentos experimentais são extremamente simples, mas trabalhosos, por isso, sugerimos que a turma seja dividida em duplas para:
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evitar um grande desperdício de materiais;
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promover uma maior interação entre os estudantes;
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garantir maior envolvimento e aprendizado no experimento.
Materiais necessários para a realização do teste de biureto
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Sulfato de cobre;
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Hidróxido de sódio (encontrado em loja especializada em reagentes químicos. A soda cáustica também pode ser usada em substituição);
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Leite integral;
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Ovos;
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Balança;
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Gelatina em pó (incolor e sem sabor);
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Água quente;
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Água em temperatura ambiente;
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Garrafa térmica para manter a água aquecida;
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Tubos de ensaio;
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1 conta-gotas;
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1 pipeta;
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Béqueres e copos descartáveis.
Procedimentos
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1º Procedimento: pesar, com um recipiente como béquer ou um copo descartável, 40 gramas de sulfato de cobre. É necessário pesar anteriormente o béquer ou o copo descartável;
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2º Procedimento: medir 60 mL de água em um béquer;
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3º Procedimento: adicionar todo o sulfato de cobre pesado ao béquer com os 60 mL de água e agitar bastante para dissolvê-lo. Nesse béquer estará a solução de cobre;
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4º Procedimento: pesar, com um recipiente como béquer ou um copo descartável, 10 gramas de hidróxido de sódio ou soda cáustica;
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5º Procedimento: medir 30 mL de água em um béquer;
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6º Procedimento: adicionar todo o hidróxido de sódio pesado ao béquer com os 30 mL de água e agitar bastante para dissolvê-lo. Nesse béquer estará a solução de hidróxido de sódio.
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7º Procedimento: pesar 1 grama de gelatina em pó incolor em um recipiente;
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8º Procedimento: medir 10 mL de água fervente em um béquer e, logo em seguida, adicionar toda a gelatina pesada e mexer bem. Adicionar também três gotas da solução de cobre com o conta-gotas e, ainda, 2,5 mL da solução de hidróxido de sódio com a pipeta;
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9º Procedimento: quebrar um ovo, separando a gema da clara, em dois recipientes diferentes. Para finalizar esse procedimento, adicionar 50 mL de água ao recipiente com a clara e ao recipiente com a gema mexendo bem. Por fim, teremos a solução de clara e a solução de gema;
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10º Procedimento: medir 10 mL da solução de clara em um béquer e adicionar três gotas da solução de cobre com o conta-gotas e também 2,5 mL da solução de hidróxido de sódio com a pipeta;
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11º Procedimento: medir 10 mL da solução de gema em um béquer e adicionar três gotas da solução de cobre com o conta-gotas e ainda 2,5 mL da solução de hidróxido de sódio com a pipeta.
Sugestões de avaliação na atividade experimental do teste do biureto
Para a avaliação da atividade, sugerimos que o professor aborde os seguintes critérios:
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Interesse durante a atividade;
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Organização durante a realização dos procedimentos;
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Análise dos béqueres com o resultado final de cada procedimento;
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Limpeza dos materiais e organização do espaço utilizado.
Por Me. Diogo Lopes Dias