Teste de biureto em sala de aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

A aplicação do teste de biureto em sala de aula é eficaz no reconhecimento de proteínas, no entendimento de fenômenos químicos e no preparo de soluções.

Alimentos que possuem proteínas em sua composição podem ser utilizados no teste do biureto

A aplicação do teste de biureto em sala de aula pode ser utilizada pelos docentes de Química para comprovar a existência de proteínas (macromoléculas que apresentam pelo menos dois aminoácidos ligados por meio de uma ligação peptídica) em alimentos ou soluções.

 


Fórmula estrutural de uma proteína

Denomina-se de biureto o complexo (união de macromoléculas ou átomos a um íon) formado pela interação entre moléculas de proteínas e um íon livre de cobre (Cu+2) na presença de uma base forte, que age como catalisador da interação, como podemos observar na representação a seguir:


Representação da unidade estrutural de um complexo de biureto

Quando o biureto é formado a partir da reação descrita acima, a solução em que ele está presente apresenta a coloração violeta, o que indica a presença de proteínas no material.

Assim, a aplicação do teste de biureto em sala de aula é uma estratégia prática que visa, além do reconhecimento de proteínas em alimentos, o ensino de diversos assuntos da Química, a saber:

Introdução da atividade experimental

Antes da aplicação da atividade experimental sobre o teste do biureto, é fundamental que os temas propostos acima sejam discutidos com a turma em aulas anteriores. Além disso, antes da atividade experimental, deve ser feito o seguinte:

  • Expor aos alunos os itens que serão avaliados e o tempo para finalizar toda a atividade;

  • Organizar a turma;

  • Entregar um roteiro com os procedimentos para os alunos.

Organização da turma

Os procedimentos experimentais são extremamente simples, mas trabalhosos, por isso, sugerimos que a turma seja dividida em duplas para:

  • evitar um grande desperdício de materiais;

  • promover uma maior interação entre os estudantes;

  • garantir maior envolvimento e aprendizado no experimento.

Materiais necessários para a realização do teste de biureto

  • Sulfato de cobre;

  • Hidróxido de sódio (encontrado em loja especializada em reagentes químicos. A soda cáustica também pode ser usada em substituição);

  • Leite integral;

  • Ovos;

  • Balança;

  • Gelatina em pó (incolor e sem sabor);

  • Água quente;

  • Água em temperatura ambiente;

  • Garrafa térmica para manter a água aquecida;

  • Tubos de ensaio;

  • 1 conta-gotas;

  • 1 pipeta;

  • Béqueres e copos descartáveis.

Procedimentos

  • 1º Procedimento: pesar, com um recipiente como béquer ou um copo descartável, 40 gramas de sulfato de cobre. É necessário pesar anteriormente o béquer ou o copo descartável;

  • 2º Procedimento: medir 60 mL de água em um béquer;

  • 3º Procedimento: adicionar todo o sulfato de cobre pesado ao béquer com os 60 mL de água e agitar bastante para dissolvê-lo. Nesse béquer estará a solução de cobre;

  • 4º Procedimento: pesar, com um recipiente como béquer ou um copo descartável, 10 gramas de hidróxido de sódio ou soda cáustica;

  • 5º Procedimento: medir 30 mL de água em um béquer;

  • 6º Procedimento: adicionar todo o hidróxido de sódio pesado ao béquer com os 30 mL de água e agitar bastante para dissolvê-lo. Nesse béquer estará a solução de hidróxido de sódio.

  • 7º Procedimento: pesar 1 grama de gelatina em pó incolor em um recipiente;

  • 8º Procedimento: medir 10 mL de água fervente em um béquer e, logo em seguida, adicionar toda a gelatina pesada e mexer bem. Adicionar também três gotas da solução de cobre com o conta-gotas e, ainda, 2,5 mL da solução de hidróxido de sódio com a pipeta;

  • 9º Procedimento: quebrar um ovo, separando a gema da clara, em dois recipientes diferentes. Para finalizar esse procedimento, adicionar 50 mL de água ao recipiente com a clara e ao recipiente com a gema mexendo bem. Por fim, teremos a solução de clara e a solução de gema;

  • 10º Procedimento: medir 10 mL da solução de clara em um béquer e adicionar três gotas da solução de cobre com o conta-gotas e também 2,5 mL da solução de hidróxido de sódio com a pipeta;

  • 11º Procedimento: medir 10 mL da solução de gema em um béquer e adicionar três gotas da solução de cobre com o conta-gotas e ainda 2,5 mL da solução de hidróxido de sódio com a pipeta.

Sugestões de avaliação na atividade experimental do teste do biureto

Para a avaliação da atividade, sugerimos que o professor aborde os seguintes critérios:

  • Interesse durante a atividade;

  • Organização durante a realização dos procedimentos;

  • Análise dos béqueres com o resultado final de cada procedimento;

  • Limpeza dos materiais e organização do espaço utilizado.


Por Me. Diogo Lopes Dias

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