Trabalhando o conceito de Escala

Estratégias de ensino-aprendizagem

Utilizando cartazes e fotografias, é possível fazer com que os estudantes visualizem as relações entre tamanho da escala e os níveis de aproximação e detalhamento.

A escala em sala de aula

Ao ensinar os elementos que compõem os mapas, o professor de Geografia sempre encontra na escala um grande desafio. Explicar o conceito de escala e o entendimento sobre a sua relação com a riqueza de detalhes dos mapas é sempre complicado, haja vista que os alunos encontram dificuldades para visualizar essa relação.

Para sanar essa dificuldade, o professor pode trabalhar utilizando fotografias. Como o uso de máquinas digitais é cada vez mais comum, acredita-se que essa atividade seja fácil de ser realizada.

Primeiramente, antes de iniciar a aula, o professor deve produzir um cartaz de tamanho grande (que seja legível para ser visualizado a longa distância) e um cartaz pequeno (tamanho de uma cartolina ou até menor). No cartaz grande, escreva “escala pequena” e no cartaz pequeno escreva “escala grande”.

Em seguida, peça para algum amigo tirar uma fotografia sua (ou de qualquer outra pessoa, desde que ela autorize o uso da imagem) segurando o cartaz maior. Essa foto deve ser tirada de longe e o professor deve garantir que as letras do cartaz estejam legíveis na imagem.

Peça para que tirem uma nova fotografia sua, dessa vez segurando o cartaz menor. Essa foto deve ser tirada bem de perto.

Leve as fotos para a sala, projetando-as em forma de slide ou através de material impresso. Mostre a primeira foto, em que está escrito “escala pequena” e que apresenta o modelo da foto bem distante. Com isso, através de perguntas, estimule-os a entender que a imagem com “escala pequena” apresenta uma área maior, porém é mais difícil perceber nela alguns detalhes da imagem.

Depois, mostre a foto em que está escrito “escala grande”, em que o modelo da foto encontra-se mais próximo e demonstre que a área representada na imagem é menor, porém é possível perceber um número maior de detalhes.

Após esse exercício, explique para eles que escala é a proporção entre a área real e o que está representado em um mapa ou em uma imagem. Assim, quanto maior a escala, menor a área representada e maior é a riqueza de detalhes, pois, quanto maior a escala, “mais próximo” da área representada o observador se encontra.

Nessa atividade, ao invés de se utilizar cartazes nas fotografias, o professor pode optar em fazer edição das imagens, escrevendo “escala grande” e “escala pequena”, utilizando algum tipo de editor de imagens, como o Adobe Photoshop, o Corel Draw ou até mesmo o Paint.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Artigos Relacionados

A utilização de mapas no ensino de Geografia

Confira sugestões práticas para a utilização de mapas no ensino de Geografia para conduzir os alunos a melhorarem o desempenho em alfabetização cartográfica.

Aula sobre os tipos de mapa

As especificidades que os mapas trazem.

Elaboração de mapas na escola

Atividades práticas de cartografia.

Fusos Horários em sala de aula

Proposta de aula sobre os fusos horários e a sua importância.

Versão Desktop