Trabalhando a paisagem com imagens

Estratégias de ensino-aprendizagem

A maioria das correntes geográficas considera a paisagem como um conceito-chave da Geografia, ou seja, esse termo é um dos principais objetos de estudo da disciplina. Sendo assim, sua abordagem se torna de fundamental importância para entendermos as transformações espaciais promovidas pela relação homem-meio.

Ao trabalhar esse tema em sala de aula é necessário explicar aos alunos que a paisagem é tudo aquilo que é perceptível através de nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição), contudo, sua análise é mais eficaz através da visão. Elucide que a paisagem é formada por diferentes elementos que podem ser de ordem natural, humana, social, cultural ou econômica, ocorrendo a interligação entre elas.

Após essa abordagem, forme grupos de até quatro estudantes e entregue imagens (fotos de jornais e/ou revistas) que abordem a paisagem para cada equipe. Essas imagens devem ser variadas, contendo áreas de paisagem natural, bairros de classe alta, favelas, indústrias, escolas, entre outros.


A análise social através da configuração da paisagem

Examinando as fotos é possível comparar diferentes paisagens, visto que cada imagem possui uma bagagem histórica, social, cultural e econômica distinta. Nesse sentido, podemos analisar as modificações provocadas no espaço, as condições de vida da população, as disparidades sociais, os problemas ambientais, entre outros elementos.

Após essa reflexão, solicite a intepretação de cada foto (paisagem) analisada, na qual os grupos deverão expor os problemas sociais e ambientais detectados e as modificações ocorridas no espaço. Em seguida, realize um debate sobre a importância da análise da paisagem para a compreensão das relações homem-natureza e dos aspectos socioeconômicos.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Versão Desktop