Trabalho de Campo sobre Problemas Urbanos

Estratégias de ensino-aprendizagem

Um trabalho de campo pode ser uma ótima ferramenta pedagógica para trabalhar com a questão dos problemas urbanos em aula.

A cidade pode ser um grande espaço para a aprendizagem

O processo de urbanização está diretamente ligado à industrialização das cidades. No Brasil, esse processo aconteceu de forma tardia, o que acarretou em uma urbanização muito rápida e desordenada, fruto, principalmente, do êxodo rural. Tais fatores ocasionaram os problemas urbanos, que são tanto de ordem ambiental quanto de ordem social.

Por se tratar de um tema diretamente ligado à vida nas cidades, ele pode ser abordado pelo professor em sala de aula a partir da própria vivência e experiência do aluno, sendo possível a elaboração de um trabalho de campo que permita a visualização de determinadas questões.

Os materiais necessários serão: máquinas fotográficas, cadernos de anotações, notícias de jornais, textos para pesquisas e cartazes para divulgação dos resultados.

Antes da realização da aula de campo, o professor deverá realizar uma aula sobre o assunto, fornecendo um ou mais textos de apoio para os alunos. Esses textos poderão ser do livro didático ou de outras fontes, a exemplo de um artigo produzido pelo Brasil Escola sobre o tema intitulado Problemas Socioambientais Urbanos. Além disso, o professor poderá utilizar algumas reportagens que ilustrem casos de problemas urbanos.

Divida a sala em grupos e destine um problema urbano a cada um deles, como favelização, ilhas de calor, segregação urbana, degradação de rios, entre outros. Relacione os temas à área escolhida para ser estudada. Peça para que os alunos realizem uma pesquisa prévia sobre o tema ao qual cada um dos grupos foi designado. Esse material ajudará os alunos a ampliarem suas percepções durante a aula de campo.

O local a ser escolhido pelo professor poderá ser um centro de cidade, uma área periférica, um parque ambiental ou um córrego. É importante avisar aos alunos para levarem câmeras fotográficas e cadernos de anotações para registrarem a pesquisa. Durante o percurso, é aconselhável que o professor faça algumas exposições, retomando alguns pontos levantados em sala de aula.

Após o término da atividade, peça para que cada grupo elabore um relato ou relatório do trabalho de campo, ilustrando-o com as fotografias registradas. Outra opção é a elaboração de um painel, utilizando cartazes ou cartolinas, para destacar os resultados da pesquisa prévia elaborada e os registros da aula de campo. Esses painéis podem ficar expostos na escola ou dentro da própria sala de aula.

Se possível combine com os estudantes a criação de um blog ou uma página nas redes sociais para a divulgação do trabalho após a sua realização, publicando as fotos e os relatos. Isso pode estimular a ocorrência de outras aulas do mesmo tipo.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Artigos Relacionados

Aula Sobre os Problemas Urbanos

Metodologia para abordar os transtornos urbanos em sala de aula.

O lazer e a produção do espaço urbano

Conheça um recurso teórico-metodológico para se ensinar sobre a produção do espaço urbano.

Plano de aula sobre urbanização

Sugestão de roteiro de aula com os principais conteúdos sobre o tema.

Versão Desktop