Uso de simuladores nas aulas de Física Moderna

Estratégias de ensino-aprendizagem

O uso de simuladores interativos pode auxiliar o professor a explicar conceitos e fenômenos estudados pela Física Moderna.

As teorias de Física Moderna geralmente são de difícil compreensão

Os fenômenos estudados pela Física Moderna mexem com as estruturas daquilo que chamamos de possível ou normal, por isso, entendê-los é passar por cima do senso comum.

Para tornar o ensino dos conteúdos de Física Moderna menos abstratos, o professor deve utilizar ferramentas para facilitar a compreensão e exemplificar a ocorrência dos fenômenos. Dentro das possibilidades de instrumentos que podem ser utilizados pelo docente, estão os simuladores, softwares que reproduzem a ocorrência de fenômenos físicos, facilitando a compreensão deles.

A Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, possui uma plataforma denominada PHET em que inúmeras simulações interativas estão disponíveis para download gratuito. Tanto o site como as simulações estão disponíveis em várias línguas, inclusive no Português.

Simuladores em Física moderna

A partir do uso de alguns simuladores disponíveis na plataforma PHET, o professor pode explicar de forma mais simples a ocorrência de alguns fenômenos, a saber:

  • Efeito fotoelétrico

O simulador a seguir mostra a ejeção de elétrons de uma placa metálica a partir da incidência de uma radiação eletromagnética de determinada frequência, fenômeno denominado de efeito fotoelétrico.

  • Modelos do átomo de hidrogênio

O simulador a seguir mostra o átomo de hidrogênio segundo os modelos atômicos de Dalton, Thompson, Rutherford, Bohr, de Broglie e Schroedinger.

  • Tunelamento quântico

Por meio do tunelamento quântico, uma partícula pode atravessar regiões que teoricamente seriam impossíveis. Assim, uma partícula poderia escapar de uma região com uma energia maior que a sua própria energia. O simulador a seguir mostra os tipos de barreiras impostas, bem como as probabilidades de transmissão e reflexão das partículas.

 


Por Joab Silas
Graduado em Física

Artigos Relacionados

Aula sobre refração com uso de simuladores

Clique aqui e conheça simuladores disponíveis de forma gratuita na internet para desenvolver uma aula de Física sobre refração.

Simulador de Bafômetro - Atividade Experimental

Aprenda a construir o aparelho que mede a quantidade de álcool no organismo.

Uso de simuladores no ensino de Física

Confira aqui uma sugestão de como utilizar simuladores no ensino de Física para motivar os alunos!

Versão Desktop