Uso de simuladores no ensino de Física

Estratégias de ensino-aprendizagem

Uma forma de facilitar a compreensão dos conteúdos e tornar as aulas mais interessantes é utilizar simuladores no ensino de Física.

A informática pode ser utilizada para tornar mais interessante o ensino de Física

A Física é considerada por muitos alunos como uma matéria de difícil compreensão, por isso os estudantes logo perdem o interesse e desistem de estudá-la. Um dos motivos para esse desinteresse dos alunos é o fato de a escola manter-se alheia aos avanços tecnológicos que a sociedade tem passado nas últimas décadas. Mesmo com a evolução dos meios de comunicação e a popularização do computador e da internet, a maior parte dos professores continua a lecionar apenas com quadro e giz, como era há 50 anos.

Muitos professores adotam os experimentos para facilitar a visualização dos fenômenos físicos, o que é muito importante e eficiente, pois chama a atenção dos alunos e mostra que a Física é muito mais do que cálculos matemáticos. Outra boa pedida é utilizar a informática, pois ela também pode ser uma forma muito eficiente para facilitar a compreensão dos fenômenos pelos alunos, principalmente com os simuladores.

Os simuladores, como o próprio nome já diz, permitem que façamos simulações de situações experimentais. Um exemplo de site muito famoso que contém vários desses aplicativos é o PHET, da Universidade do Colorado, que apresenta materiais para Física, Matemática, Química e Biologia.

Vejamos então um exemplo de como utilizar os simuladores no ensino de Física:

  • Clique neste link do site em que há uma simulação sobre ímãs e eletroímãs;

  • Ao clicar sobre o simulador, ele será executado e abrirá uma página com uma bússola e um imã;

  • Clicando sobre o ímã, você poderá movê-lo para diferentes posições e observar como a bússola comporta-se para cada posição ocupada por ele;

  • À direita do simulador, é possível observar um quadro que permite mudar a intensidade do magnetismo do ímã e reverter a sua polaridade.

O uso de simuladores apresenta algumas vantagens, como interatividade e participação mais efetiva dos alunos, baixo custo, pouco tempo de duração e os alunos podem trabalhar um experimento com muitas variáveis. Além disso, esses softwares também podem ser usados nos cursos de Ensino a distância, que são cada vez mais procurados pelos estudantes.


Por Mariane Mendes
Graduada em Física

Artigos Relacionados

A evolução computacional e o ensino de Física

A importância da utilização da informática no ensino de física

Computação como estratégia para ensinar física

Computador, uma ferramenta de ensino.

Uso do computador no ensino de Física

Uso do computador como forma alternativa para uma atividade experimental na aula de Física.

Versão Desktop