Vulcão de dicromato de amônio

Estratégias de ensino-aprendizagem

Ao encostar um fósforo aceso no dicromato de amônio, ocorre a sua decomposição em nitrogênio, óxido de crômio III e vapor de água, lembrando a erupção de um vulcão.

Imagem do vulcão de dicromato de amônio em ação*

O vulcão é uma experiência clássica, muito conhecida em feiras de ciências. No entanto, o vulcão que você aprenderá a fazer neste artigo é totalmente diferente do vulcão que os alunos estão acostumados a ver (geralmente, feitos de bicarbonato de sódio e vinagre).

Este é um vulcão de dicromato de amônio que traz um efeito espetacular de emissão de luz e projeção da matéria. É uma boa experiência para ser feita com os alunos e demonstrar vários conceitos químicos estudados em sala de aula, tais como mostrar um exemplo de reação inorgânica de decomposição, de uma reação exotérmica, bem como explanar sobre o conteúdo de Energia de Ativação, como será mostrado mais adiante.

No entanto, visto que esse experimento envolve chama e calor, o aconselhado é que o próprio professor realize-o ou que supervisione o trabalho dos alunos para que ninguém se aproxime demais da reação e seja atingido pelas projeções do vulcão.

Essa experiência química é bem fácil. Você precisará de:

  • Cerca de 100 g de dicromato de amônio ((NH4)2Cr2O7(s));
  • Uma tela de amianto;
  • Um tripé;
  • Um fósforo;
  • Uma colher.

Procedimento experimental:

Primeiro você coloca cerca de duas colheres de dicromato de amônio sobre a tela de amianto que ficará sobre o tripé. Agora basta acender o fósforo e colocar fogo no centro do círculo de dicromato e observar a reação ocorrer.

Resultados e Discussão:

O dicromato de amônio é um sólido alaranjado, que possui o aspecto e a estrutura mostrados nas figuras abaixo:

Para que essa reação comece, o dicromato precisa receber uma energia mínima, que é a chamada energia de ativação. Ela é fornecida quando acendemos o fósforo e o aproximamos do dicromato.

Então, inicia-se uma reação inorgânica de decomposição do dicromato de amônio, com formação de três produtos, uma substância simples (gás nitrogênio) e duas substâncias compostas (óxido de crômio III e vapor de água). Essa equação química é dada por:

(NH4)2Cr2O7(s) → Cr2O3(s) + N2(g) + 4 H2O(v) + energia

Observe que essa é uma reação exotérmica, em que há liberação de energia. É isso que permite que a reação continue ocorrendo. O óxido de crômio III (Cr2O3(s)) é um sólido verde que aumenta espantosamente de volume, e os gases liberados projetam um pouco de óxido de crômio III, lembrando as cinzas expelidas por vulcões.

No entanto, o princípio de funcionamento e as substâncias químicas envolvidas na erupção de um vulcão de verdade são muito diferentes das deste experimento. Para você saber exatamente a composição química das cinzas vulcânicas, leia o texto abaixo:

Vulcões e caos aéreo nas Provas dos Vestibulares

* Créditos da imagem principal: Autor: Mikk Mihkel Vaabel / Fonte da imagem: Wikimedia Commons.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Artigos Relacionados

Decomposição da água oxigenada

Como a enzima catalase influi sobre reações químicas.

Evidências da ocorrência de reações químicas

Professor, quer ajudar seus alunos a saberem a diferença entre fenômenos físicos e químicos e conseguir indicar se houve uma reação química ou não? Então, leia esse texto!

Exemplo de reação de decomposição

Experimento fácil que pode ser usado em sala de aula para explicar como ocorre uma reação de decomposição e como atuam os catalisadores.

Experimento sobre balanceamento e tipos de reações químicas

Explicação de três experimentos simples que podem ser feitos em laboratório ou em sala de aula, sobre o conteúdo de tipos de reações.

Fenômenos físicos e químicos

Aula experimental sobre a transformação da matéria.

Reações entre íons em soluções

Veja como você pode prever se ocorrerá alguma reação com formação de precipitado quando se misturam soluções de íons.

Teste da velocidade das reações

Descubra quais os fatores que influem em uma reação através de um simples procedimento.

Versão Desktop