Gestão Educacional
Gestão Educacional
Conheça algumas formas de administração da educação que podem ajudar no desenvolvimento da instituição de ensino.
Conheça algumas formas de administração da educação que podem ajudar no desenvolvimento da instituição de ensino.
A igualdade social também deve ser empregada em sala de aula.
Caminhos que se abrem para as práticas docentes.
A organização e a estrutura do ensino no Brasil são estabelecidas pela LDB 9.394/96, com competências específicas para a União, os Estados, o DF e os Municípios.
A gestão de uma escola pode ser baseada na administração diretiva ou participativa.
As faces da educação retratadas na tela dos cinemas.
Quando o conhecimento passa a adotar o valor do principal recurso econômico.
A autonomia da escola e dos docentes vinculada ao papel social e político da educação.
A educação e a sociedade na Primeira República.
Sugestões contra evasão escolar e para se conquistar novos alunos.
O construtivismo a partir de Emilia Ferreiro.
A importância do aspecto físico para se motivar os alunos.
A modificação de paradigma na gestão escolar sendo assinalada pela adoção de práticas interativas.
No EAD, as interações com os alunos devem acontecer ressaltando a construção do conhecimento.
Uma instituição de ensino portuguesa cujo ensino enfoca a autonomia de seus alunos.
Os detalhes da criação da Escola Nova e sua essência.
Ajustes necessários para que o sistema funcione.
"Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto". Fernando Hernández
A busca da interação do fazer ou refazer laços sociais com significações mais humanitárias.
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo”. Paulo Freire
Uma boa gestão educacional somente se realiza mediante a participação efetiva dele, do líder. Clique e confira um pouco mais acerca desse assunto!
A pedagogia como arte, ciência e profissão de ensinar.
Os Indicadores de Qualidade na Educação estão sendo utilizados no Programa Nacional da Escola Básica.
“A infância tem maneiras de ver, de pensar, de sentir, que lhes são próprias”.
O líder em situações de conflito deve ser um elemento mediador, pois mobiliza as partes em conflito para um ajuste.
A era da informação é também a era da educação plena e unificada.
Não faça do hábito o seu estilo de vida.
Para ser professor do século XXI é necessário desenvolver novos papéis e novas realidades educacionais.
A escolarização é uma escolha da sociedade.
O exercício de contar histórias possibilita debater importantes aspectos do dia-a-dia das crianças.
A educação contemporânea mostra que os atuais paradigmas não atendem mais o momento atual, visto a velocidade e quantidade de informações.
Conhecimento é a compreensão da procedência da informação, da sua estrutura e dinâmica própria, e das conseqüências que dela advém.
O que importa é que os alunos possam construir significados e conferir sentido àquilo que aprendem.
O que valorizar no espaço escolar.
A educação para a cidadania é componente fundamental da democracia.
A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.
Cabe à família a incumbência de socialização dos seus filhos.
“Entre a gaiola e o vôo, devem optar pelo vôo. Voar juntos com os alunos. A liberdade é o nosso desafio. Nossa missão.” Rubem Alves
O primeiro papel da escola é levar a criança à plena realização de si mesmo.
É o setor da escola responsável pelos serviços de secretaria.
Alguns pontos de vista indígenas acerca da importância da educação e da escola.