Biblioteca Digital de São Paulo oferece mais de 15 mil livros gratuitos

Notícias

Leitor pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias

Por Silvia Tancredi
Acesso a bibliotecas públicas virtuais tem crescido

Com a pandemia do coronavírus, iniciada em março de 2020, o acesso a bibliotecas físicas públicas diminuiu, pois a população ficou com receio de ter contato com outras pessoas e se contaminar com a doença. Com isso, bibliotecas públicas passaram a ampliar a oferta gratuita de livros de forma virtual.

Um exemplo é a Biblioteca Digital Gratuita de São Paulo (BibliON), projeto da secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em parceria com a organização social SP Leituras. O programa, criado em 2020, já colhe frutos do aumento do acesso da população a livros digitais.                                                      

A BibliON é uma plataforma de cultura e entretenimento que interage com aproximadamente 330 bibliotecas municipais que integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB.), localizadas em 240 cidades no Estado do São Paulo.

Com mais de 15 mil títulos no formato de livros digitais (e-books) e audiolivros, a BibliON já soma mais de 53 mil usuários. O acervo de livros, atualizado constantemente, oferece vários gêneros, entre os quais biografias, romances e ficção. 

Além dos livros digitais, o projeto BibliON conta com atividades culturais, clubes de leitura, podcasts, seminários, capacitações e oficinas.

Leia também: novas ferramentais digitais para professores

Como funciona?

Primeiro, os leitores precisam fazer o cadastro no site da BibliON. Também é possível baixar o aplicativo por meio do Google Play e da Apple Store. 

Em seguida, os usuários podem fazer a busca de livros por filtros, como tema, autor, categoria ou título. O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias.

Ao usar a BibliON, os leitores podem organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar livros como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Também é possível verificar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. 

Artigos Relacionados

Escolha dos livros literários para o ano letivo

Entenda como a escolha dos livros literários pode influenciar os hábitos de leitura de nossos alunos.

Grupo libera acesso a cursos e livros on-line para educadores durante isolamento

Professores da rede pública de educação básica poderão fazer mais de 30 cursos on-line gratuitos durante a quarentena do coronavírus. Todos os educadores ganharão certificados. 

Novas ferramentas digitais para professores

Clique para saber mais sobre novas ferramentas digitais para professores. Conheça cinco tipos de plataformas para utilizar com seus alunos.

Versão Desktop