Currículo da educação básica pode ter Artes Visuais, Música, Dança e Teatro incluídos

Notícias

A proposta já foi aprovada pelo Congresso Nacional e aguarda a sanção presidencial.

Por Rafael Batista

Na última quinta-feira, 7 de abril, o Plenário do Senado aprovou uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996). Se for sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, as escolas públicas e privadas de educação básica deverão incluir em seus currículos as disciplinas de Artes Visuais, Música e Teatro.

O texto foi proposto pelo ex-senador Roberto Saturnino Braga, por meio do Projeto de Lei do Senado (PLS) 337/2006, que proponha o ensino obrigatório de música, artes plásticas e artes cênicas. Um Substitutito da Câmara dos Deputados (SDC) 14/2015 alterou artes plásticas para artes visuais e incluiu música no projeto. 

Em discussão há dez anos, a proposta, mesmo alterada, manteve o objetivo principal de diversificar o ensino de arte nas escolas. A Lei de Diretrizes e Bases já previa a regionalização da arte no ensino básico, como formar e promover o desenvolvimento cultural dos estudantes.

Após a sanção presidencial, as instituições de ensino terão cinco anos para promover formação de professores e implantar o novo currículo.

Rafael Batista
Com informações da Agência do Senado.

Artigos Relacionados

Ensinando as partes do corpo em inglês através da música!

Veja um modo divertido de se ensinar esse conteúdo!

Música no ensino de gramática

A música no ensino de gramática permite que os conteúdos sejam expostos de maneira lúdica, contemplando assim as inteligências múltiplas dos alunos.

O uso de música no ensino de história

Saiba quais as outras formas que a música pode ser empregada em suas aulas de História.

Versão Desktop