Lei que cria os institutos federais de educação segue para sanção presidencial

Notícias

Por Gabriele Pires Alves
O Senado Federal aprovou ontem (03) o projeto de lei que cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O projeto, proveniente da Câmara dos Deputados, segue agora para sanção presidencial. O projeto foi enviado ao Congresso Nacional pelo presidente Lula em 16 de julho deste ano.

Ao todo, serão criados 38 institutos no país, em todos os estados e no Distrito Federal. Serão oferecidos o ensino médio integrado ao profissional, cursos superiores de tecnologia, bacharelado em engenharias e licenciaturas. Entre os estados beneficiados com mais de um instituto estão Minas Gerais (cinco), Rio Grande do Sul (três), Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina (dois cada um).

Os institutos surgem a partir da rede federal de educação profissional e tecnológica, que reúne 215 instituições e chegará a 2010 com 354 e trazem um modelo pedagógico completamente novo. As instituições oferecerão ensino médio com educação humanística, científica e profissional, de maneira integrada, além da oferta de educação profissional também para o nível superior.
A área de pesquisa e extensão terá forte influência dos institutos no que se refere ao estímulo ao desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas e extensão dos benefícios à comunidade.

Metade das vagas será destinada à oferta de cursos técnicos de nível médio, em especial de currículo integrado. Na educação superior, haverá destaque para os cursos de engenharias e de licenciaturas em ciências da natureza (Física, Química, Matemática e Biologia), com reserva de 20% das vagas.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Setec.

Por Gabriele Alves
Equipe Brasil Escola

Versão Desktop