A importância de cuidar das pregas vocais

Orientações

A importância de cuidar das pregas vocais está no fato de que esse é o principal instrumento que um professor possui para transmitir seu conhecimento aos alunos.

O professor, muitas vezes, acaba tendo que competir com o barulho da sala, o que pode desencadear lesões

A voz é, sem dúvidas, o principal instrumento que um professor possui para repassar todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos de estudo. Apesar de todos os recursos didáticos atualmente disponíveis, nada se compara à explicação oral do conteúdo diante de uma dúvida ou da necessidade de mudar a maneira como aquele conteúdo será passado. Diante disso, fica clara a importância de cuidar bem das nossas pregas vocais, também chamadas de cordas vocais.

Os danos causados à voz em razão da profissão

É comum que professores apresentem uma rotina exaustiva de aulas por dia, chegando a utilizar a voz por várias horas de maneira ininterrupta. O uso excessivo da voz sem o devido cuidado pode causar sua perda e ocasionar sérias lesões que podem afastar o profissional de seu trabalho. Além das várias horas de fala, o professor acaba se submetendo a algumas atitudes nocivas, como um grito, para chamar atenção, ou querer aumentar o tom de voz para que todos sejam capazes de ouvir em um ambiente com muito ruído.

Dentre os problemas mais comuns destaca-se o nódulo nas pregas vocais, uma lesão benigna que aparece em virtude do uso excessivo da voz ou pelo seu uso inadequado. Os nódulos geralmente deixam o profissional com a voz rouca e podem levar à perda temporária da capacidade de emitir sons. Para tratamento geralmente se indica repouso vocal e acompanhamento com fonoaudiólogo, que ensinará uma forma mais adequada de utilizar a voz, corrigindo erros que podem causar lesões. Algumas vezes pode ser necessária a realização de cirurgias.

O que posso fazer para garantir a saúde da minha voz?

Antes e durante uma aula o professor deve estar atento a importantes dicas:

  • Faça aquecimentos: vibre a língua e os lábios e imite uma mastigação, por exemplo.

  • Beba muita água, pois ela ajudará na hidratação das pregas vocais, evitando o ressecamento, principalmente em dias quentes. Quando as pregas não estão bem hidratadas, observa-se o surgimento do pigarro.

  • Faça repouso vocal sempre que possível.

  • Nunca tente competir com os barulhos de uma sala de aula. Se os alunos estão inquietos, não se deve alterar o tom de voz para se fazer ser ouvido. Uma boa alternativa é fazer uso de microfone em sala de aula.

  • Evite cigarro e bebidas alcoólicas, uma vez que essas substâncias podem irritar as pregas vocais.

  • Alimente-se bem, pois o refluxo gastroesofágico pode causar lesões nas pregas vocais.

  • Evite ar-condicionado, pois ele pode ressecar as pregas vocais, causando rouquidão. Entretanto, os efeitos podem ser minimizados ingerindo uma grande quantidade de água.

ATENÇÃO: A rouquidão nem sempre indica um dano às pregas vocais, algumas vezes ela pode ser reflexo de alguma doença, como a gripe ou uso de substâncias como o cigarro. Entretanto, casos constantes de rouquidão merecem atenção e um médico otorrinolaringologista deve ser procurado.

Leia também: Prevenção vocal e aprenda mais dicas sobre como cuidar de sua voz!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Artigos Relacionados

A saúde bucal

Estratégias para desenvolver uma interessante aula sobre a saúde da boca.

Efeitos nocivos das bebidas alcoólicas

Professor, veja aqui uma atividade que aborda os efeitos nocivos que as bebidas alcoólicas causam no organismo.

Saúde na escola

Como lidar com crianças doentes no espaço escolar.

Voz de Professor

Os problemas causados pelo exercício errado da voz durante as aulas.

Versão Desktop