Figuras na sala de aula

Orientações

Um recurso didático capaz de envolver muito os alunos quanto aos conteúdos escolares é a figura relacionada a algum tema.

Com esse rico material o professor pode explorar os mais profundos conceitos, pois a memória visual dos alunos ajudará na compreensão e interiorização dos mesmos. As imagens são mais facilmente lembradas do que os recursos verbais, pois se comunicam com os observadores de forma mais direta e objetiva do que as palavras, já que é um sistema de comunicação simbólico.

Normalmente esses materiais são muito utilizados pelos professores de história, geografia, educação artística ou mesmo literatura. O propósito de se trabalhar com os mesmos é de buscar um referencial de época para facilitar as discussões com o grupo, bem como oportunizar envolvimento de todos.

Num primeiro momento o professor irá mostrar a imagem, solicitando uma discussão do grupo, como uma avaliação do que estão vendo, ou seja, que os alunos façam uma leitura da imagem, explicando-a em palavras, onde cada um poderá expor sua forma de pensar.

Ouro Preto – antiga Vila Rica – caracteriza a Inconfidência Mineira

Em seguida, o professor fará uma explicação de acordo com o tema que pretende trabalhar, citando a época, os personagens envolvidos, o lugar, a disposição dos objetos, as cores utilizadas pelo pintor, enfim, tudo aquilo que lhe permite enriquecer a discussão e a percepção do grupo.

É importante que o professor leve os alunos a uma análise crítica da figura, do momento vivido, lembrando também que a sala de aula é um lugar, um espaço social, onde se discutem temas e abrem-se oportunidades para a formação de idéias e ideais.

A aula também tem seu lado social, pois não depende do lugar onde é proposta, mas da forma como o professor trabalha, o sentido que ele busca para a mesma. Assim, a figura explorada não precisa ser, necessariamente, exposta dentro da sala de aula, mas uma figura paisagística, ao ar livre, abrindo outro contexto para o aprendizado, as trocas de experiências, para as reflexões.

Em salas de aula de educação infantil, os professores podem utilizar figuras para contar uma história que represente a mesma, discutir um tema com o grupo numa roda de conversas, trabalharem com músicas, propor brincadeiras a partir da figura exposta, dentre várias outras.

O importante é um bom planejamento dessa aula, com a figura escolhida, para não cair na improvisação, mas atingir os objetivos desejados.

 

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Artigos Relacionados

Desempenho escolar

Como lidar com os conflitos causados por um aluno nota dez.

Versão Desktop