Evento Cultural homenageia Paulo Freire em seu centenário

Exposição gratuita será realizada de 18 de setembro a 5 de outubro, em São Paulo/SP.
Registro de Paulo Freire durante entrevista para TV francesa*
Registro de Paulo Freire durante entrevista para TV francesa*
Crédito: Márcio Novaes_Acervo SME/ Memorial da Educação Municipal
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Em comemoração ao centenário de seu nascimento, Paulo Freire será o homenageado da 53ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural. A exposição é gratuita e estará aberta para visitação entre os dias 18 de setembro e 5 de outubro, em São Paulo/SP.

Confira a biografia de Paulo Freire

A mostra cultural traz para o público a trajetória de Paulo Freire desde seu nascimento, em Recife, até sua morte, em São Paulo. Durante a exposição, os visitantes poderão conhecer mais sobre a infância, seu desenvolvimento intelectual, a experiência que teve em Angicos (RN) e a aplicação de seu método de alfabetização mundialmente conhecido, os 16 anos de exílio e o retorno ao Brasil. 

A exposição é composta por quatro eixos temáticos: Formação, Angico, Exílio e Retornos. O público poderá conferir 140 peças entre fotografias, manuscritos, poemas, cartas, anotações, documentos e vídeos, contando com originais percentes ao acervo pessoal de Paulo Freire. 

A linha do tempo que guiará o visitante pelos detalhes da vida de Paulo Freire levará o público a um mapa interativo, ao fim da exposição, no qual a própria pessoa poderá escolher os lugares do mundo que o educador alcançou com o seu trabalho. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além da exposição, o evento terá atividades on-line (podcasts, encontros semanais com escritores e programação organizada pelos educadores da instituição) e uma publicação impressa com depoimentos, artigos e entrevistas de representantes de diferentes áreas de conhecimentos e expressão. 

Centenário de Paulo Freire

O educador, historiador e filósofo Paulo Freire completaría 100 anos no próximo dia 19 de setembro. Nascido em Pernambuco, ficou marcado pelo ensino por meio de conceitos como diálogo, pluralidade, humildade e amor.

Exilado por 16 anos durante a Ditadura Militar, retornou ao Brasil e continuou seu trabalho pela Educação, além de levar para o mundo seus métodos de ensino. Morreu em 1997, em São Paulo, vindo a se tornar patrono da educação brasileira no ano de 2012. 

Ocupação Paulo Freire

  • Quando: De terça-feira a domingo, das 11h às 19h, entre os dias 18 de setembro e 5 de outubro
  • Local: Piso Multiuso da Fundação Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, São Paulo/SP, próximo à Estação Brigadeiro do metrô). 
  • Valor: Entrada gratuita
  • Classificação: livre para todos os públicos

Mais informações pelo site da instituição.

*Crédito da foto: Márcio Novaes_Acervo SME/ Memorial da Educação Municipal

Assista às nossas videoaulas