UnB realiza III Semana da Física

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Universidade de Brasília (UnB) realiza a III Semana da Física entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro. Estudantes, profissionais e curiosos saberão mais sobre a grande máquina de colisão de partículas, o LHC (Large Hadron Collider), entre outros temas da área.

A Semana é organizada pelo Instituto de Física e faz parte da VIII Semana de Extensão da universidade. A programação conta com palestras, workshops, conferências e mesas-redondas. Além disso, será montado um planetário inflável na entrada do Instituto Central de Ciências Sul (ICC) e realizadas duas visitas de observação astronômica. Para participar das visitas é preciso enviar e-mail informando nome, número da Carteira de Identidade e telefone para observatorio@fis.unb.br. Para as sessões no planetário não será necessário fazer inscrição.

Confira a programação completa

LHC

A possibilidade de criação de buracos negros pela grande máquina de colisão de partículas, o LHC (Large Hadron Collider), divide a opinião de cientistas em todo o mundo. Na III Semana da Física o tema será tratado na palestra “Sobre a produção de miniburacos negros no LHC e suas implicações para a nova Física”, pelo professor da universidade Marcos Duarte Maia. As inscrições para a atividade são gratuitas e podem ser feitas pela internet.

A intenção da semana é mostrar as várias possibilidades de mercado de trabalho e motivar os estudantes da graduação, uma vez que o índice de evasão do curso é alto.

Os participantes do evento também vão discutir o surgimento de mais um campo de atuação profissional: a Física Médica. Sobre o tema, fala o ex-presidente da Associação Brasileira de Física Médica (ABMF), Homero Martins na mesa-redonda “O mercado de trabalho do físico”.

Por Gabriele Alves
Equipe Brasil Escola