Evento Cultural homenageia Paulo Freire em seu centenário

Notícias

Exposição gratuita será realizada de 18 de setembro a 5 de outubro, em São Paulo/SP.

Por Lorraine Vilela Campos
Registro de Paulo Freire durante entrevista para TV francesa*

Em comemoração ao centenário de seu nascimento, Paulo Freire será o homenageado da 53ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural. A exposição é gratuita e estará aberta para visitação entre os dias 18 de setembro e 5 de outubro, em São Paulo/SP.

Confira a biografia de Paulo Freire

A mostra cultural traz para o público a trajetória de Paulo Freire desde seu nascimento, em Recife, até sua morte, em São Paulo. Durante a exposição, os visitantes poderão conhecer mais sobre a infância, seu desenvolvimento intelectual, a experiência que teve em Angicos (RN) e a aplicação de seu método de alfabetização mundialmente conhecido, os 16 anos de exílio e o retorno ao Brasil. 

A exposição é composta por quatro eixos temáticos: Formação, Angico, Exílio e Retornos. O público poderá conferir 140 peças entre fotografias, manuscritos, poemas, cartas, anotações, documentos e vídeos, contando com originais percentes ao acervo pessoal de Paulo Freire. 

A linha do tempo que guiará o visitante pelos detalhes da vida de Paulo Freire levará o público a um mapa interativo, ao fim da exposição, no qual a própria pessoa poderá escolher os lugares do mundo que o educador alcançou com o seu trabalho. 

Além da exposição, o evento terá atividades on-line (podcasts, encontros semanais com escritores e programação organizada pelos educadores da instituição) e uma publicação impressa com depoimentos, artigos e entrevistas de representantes de diferentes áreas de conhecimentos e expressão. 

Centenário de Paulo Freire

O educador, historiador e filósofo Paulo Freire completaría 100 anos no próximo dia 19 de setembro. Nascido em Pernambuco, ficou marcado pelo ensino por meio de conceitos como diálogo, pluralidade, humildade e amor.

Exilado por 16 anos durante a Ditadura Militar, retornou ao Brasil e continuou seu trabalho pela Educação, além de levar para o mundo seus métodos de ensino. Morreu em 1997, em São Paulo, vindo a se tornar patrono da educação brasileira no ano de 2012. 

Ocupação Paulo Freire

  • Quando: De terça-feira a domingo, das 11h às 19h, entre os dias 18 de setembro e 5 de outubro
  • Local: Piso Multiuso da Fundação Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, São Paulo/SP, próximo à Estação Brigadeiro do metrô). 
  • Valor: Entrada gratuita
  • Classificação: livre para todos os públicos

Mais informações pelo site da instituição.

*Crédito da foto: Márcio Novaes_Acervo SME/ Memorial da Educação Municipal

Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Instituto oferece R$ 200 mil para projetos transformadores na área da educação

A 8ª edição programa do Educar para Transformar tem oferta de R$ 200 mil para os cinco melhores projetos transformadores na área da educação.

Plataforma oferece cursos gratuitos para profissionais da educação

Uma plataforma de formação continuada oferece cursos gratuitos para profissionais da educação.

Versão Desktop